domingo, 29 de julho de 2018

Carta para igreja de Esmirna




Graça e paz a todos os irmãos,

Ao anjo da igreja de Esmirna escreva o seguinte:  “Esta é a mensagem daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.  Eu sei o que vocês estão sofrendo. Sei que são pobres, mas, de fato, são ricos. Sei como aqueles que afirmam que são judeus, mas não são  , falam mal de vocês. Eles são um grupo que pertence a Satanás.  Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias  . Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida.   “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.  “Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte  .”
Apocalipse 2:8‭-‬11 NTLH‬‬‬‬‬‬‬

Como damos início da semana passada sobre as cartas do livro de Apocalipse, começamos com a Igreja de Éfeso e hoje vamos continuar com a Igreja de Esmirna.

Essa igreja com a igreja de Filadélfia foi a única que não teve retenção da parte de Jesus Cristo. A palavra Esmirna significa Mirra. Mas o que é Mirra?


A mirra é mencionada na Bíblia como um ingrediente do ‘ó1eo de unção’, para o tabernáculo (Êx 30.23,25). Foi apresentada pelos magos ao menino Jesus – foi-lhe oferecida, sendo recusada, quando já estava no Calvário – e fazia parte das especiarias, que puseram no Seu corpo (Mt 2.11 – Mc 15.23 – Jo 19.39). A referência à mirra em Ct 5.5,13 e em Et 2.12 implicam uma preparação, designada pelo nome de ‘óleo de mirra’. Em Gn 37.25 e 43.11 a tradução é incorreta. A substância mencionada nestas passagens, como fazendo parte das mercadorias, levadas pelos negociantes ismaelitas através da Palestina para o Egito, e dos presentes mandados por Jacó a José, é uma resina produzida por uma espécie de Cistus que se encontra na Palestina, Chipre, eem outras partes da área do Mediterrâneo. Em outros tempos era muito estimada, mas hoje quase não é usada, a não ser pelos turcos, que apreciam a planta como perfume e para fumigações. Só foi introduzida no Egito em tempos posteriores aos acontecimentos descritos no Gênesis – e eis a razão por que achavam conveniente oferecê-la aos governadores do Egito. Como se sabe, a mirra é a goma transudada pelos golpes feitos na casca de uma certa árvore.

Eu confesso para os irmãos que eu me apaixonei pela a Igreja de Esmirna lendo essa carta fui estudar sobre ela. A Igreja de Esmirna foi fundada pelo Apóstolo Paulo quando, ele saiu de Éfeso. O que me chama atenção é que a Igreja de Esmirna ela pobre materialmente por causa, Da perseguição aonde foram saqueados os bens, mas, ela era rica espiritualmente.

Eu sei o que vocês estão sofrendo. Sei que são pobres, mas, de fato, são ricos. Sei como aqueles que afirmam que são judeus, mas não são  , falam mal de vocês. Eles são um grupo que pertence a Satanás.
Apocalipse 2:9 NTLH

A onde a filosofia do mundo de hoje é ter coisas e mais coisas... Muitas pessoas quer preencher o vazio do seu coração com coisas materiais. Hoje você compra um celular aí daqui 6 meses lança outro modelo e aquele que você comprou a seis meses atrás não serve para você. A Igreja de Esmirna podia ser pobre materialmente mas ela sabia qual era o verdadeiro valor.

Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
Mateus 6:21 NTLH

A Igreja de Esmirna surgiu no alto da perseguição contra os cristãos. A história dos Mártires do cristianismo conta alguns exemplos, aonde que alguns cristãos eram vestidos de peles de ovelhas jogado na arena para férias devorados vivos. Outros eram mortos a espadas, outros eram amarrados em postes e colocaram fogo para iluminar a cidade de Roma. Enfim tudo por causa do cristianismo por causa da fé.


Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia. Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada. Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados.
Hebreus 11:36‭-‬37 NTLH‬‬‬

Jesus fala que esse sofrimento vai durar só 10 dias, Jesus disse isso o que é passageira o sofrimento e as perseguições. Hoje no Brasil nós somos um povo que tem toda a liberdade para cultuar a Deus mas, existe alguns país no mundo o que é proibido pregar o evangelho. Aonde homens e mulheres decidi sofrer perseguições inimagináveis por amor à palavra de Deus! E até chegou a morrer por amor. Mas essas pessoas não negaram a sua fé pois, essas pessoas sabe o que no final Eles teriam uma recompensa. 


Um belo exemplo na Igreja o pastor de Esmirna ele foi queimado vivo na fogueira sem negar a sua fé.

Pularam de seus assentos e correram pela saídas e corredores, clamando pela morte de Policarpo. Corriam como loucos pelas ruas da cidade, juntando todos os pedaços de madeira que pudessem encontrar. Assaltaram alguns estabelecimentos e roubaram até a lenha acumulada nos banheiros públicos. Então, voltaram apressados para a arena, com os braços cheios de lenha para a pira que o carrasco estava preparando. Eles empilharam a madeira em volta de uma estaca, onde os soldados amarravam os membros de Policarpo. Mas Policarpo dizia calmamente aos soldados:
 Deixem-me como estou. Aquele que me dá força para suportar o fogo também me dará capacidade para ficar imóvel na fogueira sem que precisem me amarrar.
Depois de permitir que Policarpo orasse, os soldados atearam fogo à pira. O fogo de Esmirna acreditava que depois de queimar Policarpo apagaria seu nome da história, dando um fim àquela odiada superstição chamada cristianismo. Mas assim como o procônsul, eles subestimaram a vitalidade e a convicção dos cristãos. Pois em vez de intimidar os outros cristãos, a morte de Policarpo lhe trouxe inspiração. E em vez de desaparecer, o cristianismo cresceu ainda mais.

A cidade de Esmirna era sede das Olimpíadas aonde aquele vivenciar as provas ganhava uma coroa de Oliveira na cabeça. Mas aquele que ver que for fiel até o fim tirar a coroa da vida essa é a recompensa do verdadeiro cristão.

 Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida.
Apocalipse 2:10.

E para terminar esse estudo gostaria de fazer uma pergunta para você querido leitor. Você morreria para defender a sua fé em Cristo Jesus?



Que Deus faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te dê a paz..



Não desista

Elisama Figueiredo