domingo, 22 de julho de 2018

Carta para Igreja de Éfeso









Graça e paz a todos,

Hoje eu estou dando início a uma série de estudo sobre as sete cartas de Apocalipse para as igrejas, Vamos começar com a Igreja de Éfeso que Deus possa falar aos nossos corações através desse estudo.

— Ao anjo da igreja de Éfeso escreva o seguinte:  “Esta é a mensagem daquele que está segurando as sete estrelas na mão direita e que anda no meio dos sete candelabros de ouro.  Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalharam muito e aguentaram o sofrimento com paciência. Sei que vocês não podem suportar pessoas más e sei que puseram à prova os que dizem que são apóstolos , mas não são, e assim vocês descobriram que eles são mentirosos.  Vocês aguentaram a situação com paciência e sofreram por minha causa, sem desanimarem.  Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípio.  Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar.   “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.  “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus.”
Apocalipse 2:1‭-‬5‭, ‬7 NTLH‬‬‬‬‬‬‬‬

 Vou confessa para os irmãos que não é muito fácil ministrar sobre o livro de Apocalipse. Mas,  eu creio que o Espírito Santo vai me conduzir a melhor maneira de ministrar sobre as sete cartas. Como eu já disse no início o primeiro estudo é sobre a Igreja de Éfeso. Eu fui estudar sobre a Igreja de Éfeso Gostaria de compartilhar com todos.


A igreja em Éfeso (1): Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.

Sabemos algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo Testamento. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos 18:18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos (Atos 19:1-41; 20:31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (Atos 20:17-38). Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Também deixou Timóteo em Éfeso para edificar os irmãos (1 Timóteo 1:3).

Destas diversas referências aos efésios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila ajudaram Apolo (Atos 18:26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles (Atos 20:29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra doutrina (1 Timóteo 1:3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou a importância do amor (5:2), um tema frisado, também, nesta carta no Apocalipse.

A Igreja de Éfeso fundada pelo Apóstolo Paulo e também pelo Apóstolo João, nesta carta Jesus manda um elogio a igreja de Éfeso Só que também ele faz uma repressão. Éfeso era o berço da idolatria da deusa Diana. Essa deusa ela é conhecida como a deusa da fertilidade, aonde faziam festas com imoralidade. E nessa cidade foi estabelecida a igreja de Éfeso. Viesse igreja ao passar do tempo crescia na graça e no conhecimento. O próprio Jesus disse que ele conhecia suas obras.

Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalharam muito e aguentaram o sofrimento com paciência. Sei que vocês não podem suportar pessoas más e sei que puseram à prova os que dizem que são apóstolos , mas não são, e assim vocês descobriram que eles são mentirosos.
Apocalipse 2:2 

A Igreja de Éfeso se recusava as práticas dos nicolaítas. Mas, quem são esses nicolaítas? Eu fui pesquisar sobre esse assunto, os nicolaítas era uma seita que envolvia prática de alimentos sacrificados a Ídolos e também com festas com liberdade sexual. E essa seita queria se encontrar na Igreja de Éfeso. Parecia que a Igreja de Éfeso seria a igreja perfeita!

Só, que no meio do caminho a igreja se desviou. Por quê se afastou o meu primeiro amor, como uma igreja com uma base um alicerce recebeu repreensão? Tudo começou quando, a igreja começou a fazer esse são algumas coisas. A Bíblia diz quem é o único caminho para chegar até Deus através de Jesus.

Jesus respondeu:  — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.  Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto.
João 14:6‭-‬7 ‬‬

Isso acontece em Muitas igrejas nos dias de hoje, aonde a igreja começa tem um bom crescimento e começa também encher. E começa ter que abrir exceções com os valores de Deus. Eu sou do tempo irmãos que as pessoas tinham reverência e respeito a casa de Deus. Eu vou sentar alguns exemplos, quando uma moça engravidava sem está casada essa moça ficava de banco até se casar e não podia realizar nenhum trabalho na igreja. Hoje em dia quando isso acontece é normal infelizmente.

Eu estava assistindo alguns vídeos do YouTube quando, eu vi um vídeo que me deixou muito triste pastor que eu sempre assisto vídeos ele deu uma declaração impressionante. Ele disse: e ele foi convidado para fazer uma palestra na maçonaria. No início desse mês e com certeza ele iria. Com um pastor que ensina para multidões faz uma coisa dessa?

Isso acontece muitos vezes nos nossos dias Infelizmente... 

Com quando homens e mulheres de Deus começam a fazer exceções para alguns pecados. O que eu acho muito interessante que as cartas de Apocalipse começa dizendo: ao Anjo da igreja. As cartas começam assim porquê é delegado aos pastores que cuidam dos seus rebanhos a Bíblia diz também e cada pastor vai prestar contas a Deus de cada ovelha.

Mas, Deus faz um aviso a Igreja de Éfeso ele também faz uma vez para nós também.

Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar.
Apocalipse 2:5 

Avisou a Igreja de Éfeso ele também está nos avisando que é tempo de conserto é tempo de Voltar ao primeiro amor!  É Tempo de Voltar aonde nós caímos eu voltar ao caminho certo.  Pois, estamos nos tempos finais, aonde Deus vai colocar na balança tudo e nós fizemos. Deus está dando outra oportunidade de nós nos arrependemos.

Quando aquele dia  chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!”  Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”
Mateus 7:22‭-‬23 

E aquele se arrepender e voltar para o caminho e  terá uma recompensa poderá comer da Árvore da Vida. E infelizmente à Igreja de Éfeso foi totalmente destruída não quis voltar ao caminho de Deus. Se lembre de uma coisa Deus é misericordioso mas também é justiça! Essa foi a primeira etapa do nosso estudo Espero que tenham gostado.





Que Deus faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te dê a paz...



Não desista

Elisama Figueiredo