segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Estudo do Livro de Provérbios: Lição 3 - Exortação Paternal


TEXTO BASE

"Ouvi, filhos, a correção do PAI e estais atentos para conhecerdes a prudência"._(Provérbios 4.1).

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade tumultuada, onde os valores que permeiam as famílias em nada são pautados nos ensinamentos da Palavra de Deus. As novas conotações que o conceito "família" resultaram na  desestruturação psicológica, emocional, material e espiritual de muitos lares. Os papéis se invertem, e como consequência observamos esposas que tomam para si a liderança e o sustento do lar (papel que cabe ao marido) e filhos que não respeitam seus pais. 

Assim sendo, também é nítido observar crianças e adolescentes em que cujo comportamento ausenta-se qualquer concepção de limite, boa educação e disciplina. 

Nesta aula e em futuras aulas, redirecionaremos o foco para de nossos discípulos para o modelo familiar cujos papéis foram propostos na Palavra de Deus, com ênfase hoje, no relacionamento pai e filho. 

CONHECIMENTO TRANSMITIDO

Quando um pai aconselha, ele normalmente faz citação de conhecimentos que ele recebeu de seu próprio pai. O conselho sábio é uma herança que deve ser perpetuada, de geração em geração. 

O que podemos observar em Provérbios, e que é passado adiante através da vida de Salomão, não é apenas uma coleção de conselhos para uma boa conduta, mas sim um desejo profundo por sabedoria.

O CONSELHO PATERNO

Hoje, acredita-se erroneamente que pelo fato de a maioria dos homens estarem envolvidos com a carreira e com a manutenção do lar, cabe à mulher a educação dos filhos. 

A Palavra de Deus mostra totalmente o contrário. O filho deve ouvir as instruções do PAI. Diante da Palavra, será cobrado do homem o papel de educar os filhos, de aconselhá-los corretamente, de transmitir os valores familiares, sociais e espirituais. 

A mãe não apenas pode, como deve participar do processo de educação dos filhos; mas o que ela jamais poderá fazer é tomar esta responsabilidade para si, ou contradizer o marido nos processos socioeducativos e disciplinares. Deus irá cobrar do homem da casa, a responsabilidade de transmitir os ensinamentos e os valores da Palavra de Deus que irão construir no filho uma base comportamental sólida, ética e espiritual. 

Muitas crianças crescem com total ausência de limites porque o pai é omisso, porque o pai não cumpre o seu papel; e a mulher, sobrecarregada por tantas outras atividades não dá conta de cumprir mais este papel. Deus irá cobrar de você, marido! 

Esta Palavra é útil para casais e até mesmo para solteiros que almejam construir uma família. 

Uma grande dificuldade que encontramos nos dias atuais, é a falta de um planejamento familiar. Percebemos jovens, adolescentes de sexualidade promíscua, que se relacionam cada vez mais cedo e como consequência, muitas vezes surge a gravidez indesejada. Aliás, a gravidez indesejada pode surgir até mesmo em casais casados. 

Estes indivíduos por não estarem devidamente preparados psicologicamente, emocionalmente, espiritualmente e materialmente para lidar com as responsabilidades atinentes à paternidade; quando lidam com o aconselhamento e administração familiar, não sabem o que fazer. Por não saber o que fazer, nada fazem e as consequências já citamos anteriormente.

CONSELHO PARA OS FILHOS

Já abordamos o papel do pai, agora queremos falar sobre os filhos. 

Para você que é filho, seja jovem, seja adolescente, seja criança; a Palavra de Deus tem apenas duas instruções para a sua vida: "ouvi as palavras de seu pai" (v.1) e as "retenha em seu coração" (v.4).

É interessante no versículo acima, a orientação para reter, ou seja, segurar, ter firme, não deixar escapar, guardar na memória, decorar, conservar. Só quem busca a sabedoria e compreende a sua preciosidade retém! Você que é filho, guarde em seu coração os ensinamentos do seu pai, obedeça, creia, agarre e os pratique. 

APLICAÇÃO

Quando guardamos algo em nosso coração, estamos entregando as forças e a potencialidade de nossa vida a este algo. Quando guardamos estes sábios conselhos em nosso coração, eles passam a ser absorvidos em nossa vida, potencializando nossas ações e os resultados. 

Pai, assuma o seu papel de homem e conduza a sua família a qualquer preço. Filho, ouça e retenha os conselhos de seu pai para que tudo te vá bem. 

Que Deus abençoe a todos.

Abraços fraternais, 
Prof. Fábio Luiz.  

Deus acredita no seu chamado, e você?

E José disse: — Cheguem mais perto de mim, por favor. Eles chegaram, e ele continuou: — Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês v...