#ProjetoDeVida2017 #ProjetandoAbril #Obediência

Amados irmãos,
Que a paz esteja convosco!

Iniciamos ontem o nosso mês de Abril e como sempre fazemos, neste primeiro domingo do mês eu quero ministrar sobre a sua vida uma nova chave para o Reino de Deus, dentro do nosso Projeto de Vida 2017. Vamos iniciar com uma leitura do texto da Palavra do Senhor que encontra-se em Josué 1.7: "Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar".


Deus tem me conduzido a revistar a história de Josué com muita frequência nestes últimos dias. Eu ouvi muitos pregadores dizerem que devemos ignorar a Lei, pois a Lei foi abolida por Jesus. Eu posso estar errado, mas o meu entendimento sobre a Lei é um pouco diferente do que muitas pessoas pessoas tem pregado, pautadas pelo senso comum. 

Primeiramente, é preciso compreender que em nenhum lugar da Bíblia está escrito que devemos ignorar a Lei, e tampouco está escrito que Jesus a aboliu. No Evangelho segundo Mateus 5.17 e 18, está escrito que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei. 

Em segundo lugar, eu compreendo que quando Paulo diz na carta aos Romanos 6.14, que não estamos debaixo da Lei e sim da Graça; ele está se referindo à Graça Salvadora de Jesus Cristo que provoca a transformação interior do ser humano, trazendo consigo uma regeneração do espírito humano. Quando somos regenerados, a Graça regenera diariamente a nossa mente e o nosso coração, transformando-nos em uma nova criação. Por esta razão, o amor de Cristo está implícito em nós de tal maneira que não precisamos de uma Lei reguladora de comportamento, uma vez em que nossas atitudes andam naturalmente em conformidade com o padrão ético estabelecido pelo Reino de Deus.

Vou dar um exemplo mais claro para você compreender o que estou falando... A Lei que prevê uma punição para o roubo se aplica à ladrões e não à cidadãos íntegros. Quem é íntegro não necessita de uma lei que o proíba de roubar, pois mediado pelo seu caráter, ele não fará isso. Da mesma forma, quando encontramos a Cristo, somos transformados à Sua Glória e o pecado não faz mais parte de nosso ser regenerado, portanto é desnecessária uma Lei, uma vez em que as atitudes benditas são naturais em nossa nova realidade. 

Perceba que esse raciocínio traz uma nova conotação à Lei; ou seja ela não é anulada em nenhum momento, mas torna-se desnecessária em nós pela Graça de Cristo. Se escolhermos (e espero que ninguém faça isso) sair da presença de Deus e vivermos de acordo com nossos desejos e impulsos carnais, voltamos à velha realidade de pecado e portanto, novamente, estaremos debaixo da Lei. Em outras palavras, a Lei não se aplica à quem tem uma vida reta e íntegra, pois esta pessoa não precisa dela. 

E como manter esta soberana Graça sob nossas vidas? 

Moisés estava morto! Atrás de Josué e dos israelitas estava o deserto, onde Deus os sustentara com provisão sobrenatural. À sua frente estava a terra que Deus lhes prometera. Quando se preparavam para atravessar o Jordão e tomar posse da terra, Deus colocou uma poderosa chave de acesso nas mãos de Josué.

Deus ordenou a Josué que concentrasse a visão espiritual nos mandamentos que Ele lhes dera e não se desviasse da Lei nem para a direita nem para esquerda.

A chave de acesso à Terra Prometida para os israelitas era obediência. Deus completa, ainda, no versículo 8, que se Josué obedecesse aos seus mandamentos "então os seus caminhos prosperariam e ele seria bem-sucedido". Josué tomou posse desta chave de acesso, e Deus derramou as bênçãos prometidas sobre ele e os israelitas. Josué guardou todos os mandamentos que Deus transmitira por meio de Moisés e como resultado desta obediência, Josué conduziu os israelitas para a vitória. Deus estava com eles e deu-lhes força para tomar posse da Terra.

Respondendo a pergunta iniciada anteriormente, como manter esta soberana Graça sob nossas vidas e não cair novamente debaixo da Lei? Através da Obediência à Palavra de Deus. Hoje, não vivemos debaixo da Lei, mas Deus ainda se comunica comigo de muitas formas, e a maior delas é através da Palavra. 

Jesus obedeceu até morte. Se você andar em obediência à Deus e à sua Palavra, você colherá as Suas bênçãos. Deus está comprometido com você por meio da Palavra dEle. Nenhuma das promessas que Ele fez aos seus filhos falhará! 

A obediência é uma poderosa chave de acesso ao Reino de Deus!

Escolha obedecer!

Um excelente e abençoado mês a todos!

Saudações fraternais, 
Prof. Fábio Luiz



Fique por dentro