Armaduras espirituais: O Escudo da Fé

Irmãos e Amigos,
Que a paz esteja convosco!

Daremos continuidade à sequência de Palavras Doutrinárias, dentro do tema que estamos estudando, Armaduras Espirituais. Para isso, gostaria de meditar junto aos irmãos no seguinte texto: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com o cinturão da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com as sandálias do Evangelho da paz. Tomando sobretudo o ESCUDO DA FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardados inflamados do malignoEfésios 6.13-15



Certa vez ouvi uma pessoa dizer que iria procurar se infiltrar no meio de uma determinada seita afim de conhecê-la para que pudesse defender sua fé. Esta é a maior loucura que uma pessoa pode cometer, meus irmãos. Se a pessoa não tiver uma sólida base espiritual, ela poderá sofrer uma lavagem cerebral e se corromper, como aconteceu com um determinado amigo meu.

Você não conseguirá defender a sua fé e proteger a sua mente conhecendo a mentira. Você somente poderá defender a sua fé conhecendo a verdade, que é a Palavra de Deus. "Ora a fé vem por ouvir, e ouvir a Palavra de Deus(Romanos 10.17). Para você conseguir vencer as dificuldades e a grande quantidade de informações que a mídia e a sociedade impõe para corromper a nossa mente, é necessário usarmos a fé como um escudo de proteção que irá blindar o nosso coração contra as heresias, contra a incredulidade e contra as batalhas do dia-a-dia.

O escudo utilizado pelos oficiais romanos tinha cerca de um metro e vinte centímetros de altura por sessenta centímetros de largura. Dardo nenhum, lança nenhuma era capaz de atravessar este potente escudo. Ele era revestido de madeira e couro molhado, que servia para apagar flechas inflamadas que eventualmente fossem lançadas sobre o soldado pelos seus inimigos. As bordas do escudo permitiam que os soldados encaixassem um no outro, e marchassem em linha de frente contra os adversários.

Essa peça de defesa e de ataque representa a fé em Deus. E o que a fé? O autor de Hebreus afirma que a fé é acreditar de todo o coração naquilo que não podemos enxergar, naquilo que ainda não existe. E adquirimos esta fé, como dito anteriormente, ouvindo e praticando a Palavra de Deus.

Através da fé protegemos o nosso coração dos dardos inflamados do maligno. E quais são estes dardos inflamados? A mentira, a calúnia, o medo, as acusações e enfim, as ciladas que Satanás prepara para nos destruir. Com a fé criamos um escudo para bloquearmos estes sentimentos malignos e vencermos as batalhas.

Na próxima Quarta-feira, iremos aprender a última lição sobre o capacete da salvação e a espada do Espírito. Encerraremos com alegria e com prazer este trabalho abençoado através do qual Deus nos preparou e nos proporcionou ferramentas espirituais para que possamos estar revestidos nas batalhas espirituais que enfrentamos no dia-a-dia.

Espero por você!

Que Deus te abençoe.

Fique por dentro