Armaduras Espirituais: O Capacete da Salvação e a Espada do Espírito

Amados irmãos, 
Paz seja convosco!

Encerramos hoje esse belíssimo trabalho. O Senhor tem ministrado em nossos corações estratégias abençoadas para vencermos as batalhas espirituais que nos cercam diariamente. Aprendemos a nos revestirmos com a verdade, que deve ser a base de nossa vida. Vimos também que a justiça de Deus blindará o nosso coração contra os ataques. Aprendemos sobre a necessidade de semear a paz, pregando o Evangelho. Na última lição vimos que a fé deve ser o nosso escudo contra os laços que Satanás lança sobre nós.

Nesta aula vamos aprender sobre os dois últimos componentes da armadura espiritual. Meditaremos novamente no texto de Efésios 6.13-15: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com o cinturão da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com as sandálias do Evangelho da paz. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardados inflamados do maligno. Tomai também o CAPACETE DA SALVAÇÃO, e a ESPADA DO ESPÍRITO, que é a Palavra de Deus.



Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre o capacete da salvação. 
     
O capacete romano era uma peça de couro grosso ou de metal, usada para proteger a cabeça do soldado dos golpes de espada e das flechas disparadas contra a sua cabeça. 
    
Meus irmãos, como nós aprendemos em outras lições, a salvação afeta o homem de três formas diferentes: o espírito é salvo imediatamente, no momento em que nos entregamos a Cristo; a alma, precisa ser salva diariamente, renovando a nossa mente. O Corpo somente será salvo na presença de Deus, quando O vermos face-a-face. 

Nós ensinamos aqui também, em outras mensagens sobre como salvar a alma. Tiago ensina que devemos receber com mansidão a Palavra, a qual é útil para salvar a nossa alma. Vimos ainda que a alma simboliza nossa mente, as nossas emoções. 

Portanto, meus amados, vestir o capacete da salvação significa, como já ensinamos outrora, renovarmos a nossa mente diariamente, nos afastando do mundo e elevando a nossa mente às coisas que vêm do Alto, às coisas celestiais. 

A salvação, uma expressão da Graça Divina, que só pode ser recebida mediante a fé em Deus e em Seu Cristo, atua sobre a mente do Cristão como um capacete que o protege das mentiras e das artimanhas do diabo.

O último componente da armadura espiritual é a Espada do Espírito. A espada é uma arma de defesa e de ataque. Os soldados romanos usavam duas espadas: uma longa e outra mais curta para o combate no corpo-a-corpo.

A Palavra de Deus é a "espada do espírito"; "é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" Hebreus 4.12. É a arma que Deus providenciou para o cristão defender-se contra as investidas do inimigo; e como tal deve ser bem manuseada pelo Espírito que habita no cristão, a fim de que produza vida, cura, separação de pecado. 
       
Analisando a tentação de Jesus no deserto (Mateus 4), vemos que o diabo conhece a Palavra de Deus, e pode atacar o cristão nela, tentando desvirtuá-lo pela aplicação errada da verdade, com fins próprios e egoístas. Assim, não basta o cristão apenas conhecer a Palavra; ela deve produzir o efeito proposto por Deus pela atuação do Espírito Santo na vida do cristão. Só assim será eficaz. 
        
Meus irmãos, precisamos estar em comunhão com Deus, ter a Palavra bem arraigada em nosso coração e torná-la parte de nós, vivendo diariamente de acordo com ela. A pregação da verdade, que é a Palavra de Deus, é uma arma eficaz contra o inimigo; ela produz fé para a salvação e vida; liberta, cura, transforma. Usemos, pois, a Palavra de Deus e todas as demais armas espirituais que Deus nos disponibilizou para resistir o inimigo e vencer as batalhas. 

Encerramos por aqui este estudo. Você está pronto para começar hoje a levantar-se em um novo nível de oração? Está preparado para receber a convocação santa? Este é um novo tempo, em que a Igreja se prepara para a volta do Senhor, cujos sinais são claros! Todos nós, como corpo de Cristo, devemos nos revestirmos das armaduras de Deus, devemos nos apropriarmos do poder ilimitado de Deus pela fé, para ver uma onda poderosa do Seu poder e da Sua Glória sobre este mundo. 

Jesus deseja que Sua Igreja seja uma manifestação plena de tudo o que Ele é (Efésios 4.11-16)! A chave para alcançar esta posição de maturidade plena é a nossa união com Cristo. Devemos permanecer nEle para ter vida e dar bons frutos. 
          
Que Deus abençoe a sua vida, a sua família, o seu trabalho e o seu ministério. 
Saudações cristãs.

Fique por dentro