Icabô ou Ebenézer


Irmãos e amigos,
Que a Paz esteja convosco!

Eu tenho uma Palavra de Deus muito importante para você neste domingo. O texto de 1 Samuel 4.21 diz: “E chamou ao menino Icabô, dizendo: De Israel se foi a gria! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido”.

No livro de 1 Samuel somos confrontados com duas linhagens sacerdotais distintas: A linhagem de Eli (Hofni e Finéias), que podemos considerar teoricamente como o sacerdócio oficial e a Samuel, um menino de origem da tribo de Efraim, que desde o ventre de sua mãe fora consagrado para servir ao Senhor e ainda menino foi enviado para o serviço ministerial junto a família de Eli.

A família de Eli representava um sacerdócio corrupto. Seus filhos não tinham o menor temor e reverencia pelo tabernáculo do Senhor, antes, eles profanavam as coisas de Deus, promovendo orgias às portas da tenda e comendo dos sacrifícios que pertenciam ao Senhor. Eli por sua vez era um pai omisso, que conhecia muito bem os pecados de seus filhos, mas não os corrigia e nem censurava tais atitudes.

Samuel desde pequeno demonstrou amor e dedicação pelo sacerdócio. A Palavra do Senhor diz que ele ajudava Eli em tudo o que lhe era ordenado. Ainda na infância, Samuel foi chamado por Deus e recebeu uma profecia contra a família de Eli. Deus o avisou claramente que os filhos de Eli morreriam e que Deus honraria apenas aqueles que o honrasse.

Enquanto os israelitas foram fiéis a Deus, eles venceram muitas batalhas. Mas diante de toda a situação de desonra do santuário do Senhor, as mãos do Senhor não poderiam acompanha-los na batalha contra os filisteus. O resultado foi catastrófico: Hofni e Finéias morreram e quando Eli soube da notícia caiu de sua cadeira, quebrou o pescoço e também morreu.

Quando a mulher de Finéias presenciou a morte de seu marido, seu cunhado e seu sogro, estava grávida. Em sinal de luto e tristeza, quando criança nascesse receberia o nome de Ica (ou Icabode), que significa: se foi a Glória do Senhor”. Este foi o triste fim de uma família escolhida por Deus para o sacerdócio, mas que não honraram o posto que o Senhor os haviam colocado.

A Palavra do Senhor nos revela que em um determinado tempo posterior a este fato, Samuel tornou-se Juiz de Israel. E o Senhor era com Samuel, pois desde pequeno o menino demonstrou sua fidelidade e temor para com Deus. Samuel foi capaz de ouvir e obedecer a voz de Deus se portando como um verdadeiro profeta. Samuel, dentre suas batalhas vencidas, subjugou os filisteus na cidade de Mis. O povo que outrora humilhou a Israel, levando inclusive a Arca da Aliança, foi entregue nas mãos de Samuel.

Como um memorial pelo que Deus havia feito, Samuel tomou uma pedra em suas mãos a ergueu e lhe deu o nome de Ebenézer, que significa: a aqui nos ajudou o Senhor”.

A Palavra do Senhor é muito simples! Existem, hoje, pessoas dentro de nossas igrejas nas situões. Pessoas que representam a família de Eli, que estão dentro das igrejas (algumas exercem até cargos de liderança), mas são infiéis! Profanam as coisas do Senhor, não respeitam o sacerdócio, não temem a Casa do Senhor, ridicularizam as coisas do Senhor.

Você deve conhecer pessoas assim! Pessoas que não levam nada do que é pregado a sério. Pessoas que estão dentro das igrejas para julgar, para caluniar, para discordar e para atrapalhar o crescimento do ministério. Pessoas que maldizem umas às outras, pessoas que fofocam, que mentem e não vivem a Palavra. Pessoas que compram e não pagam, não honram o nome do Senhor!

Assim como você deve conhecer também pessoas que levam a sério o sacerdócio! Pessoas que vivem a Palavra! Pessoas que honram a Deus! Pessoas que são fiéis, humildes e obedientes à voz de Deus, assim como Samuel.

No livro de 1 Samuel, podemos ver dois tipos de comportamentos e duas senteas: o comportamento irresponsável da família de Eli e a sentea Icabô – Se foi a Glória do Senhor” e o comportamento humilde e fiel de Samuel seguido da sentença Ebenézer Até aqui nos ajudou o Senhor”.

Através desta mensagem, eu gostaria que você meditasse sobre seu comportamento e suas atitudes diante do Senhor! existem duas senteas para você: Icabô ou Ebenézer! Qual delas você escolhe hoje?

Que Deus te abençoe e uma ótima semana.

Fique por dentro