Os símbolos do Espírito Santo





Para    compensar a nossa limitação na linguagem, nós valeremos de símbolos que humanamente, podemos dar a ideia de como o Espírito Santo age na vida e na história do ser humano.   Devido a pobreza da linguagem humana Deus ilustra a pessoa do Espírito Santo por símbolos vejamos alguns desses: 

Fogo: 

O fogo serve para várias coisas como por exemplo, iluminar, aquecer e purificar.   Ele iluminava e aquecia os hebreus a noite com a Coluna de Fogo. 


 O SENHOR ia adiante deles, para mostrar o caminho. De dia, o SENHOR ia numa coluna de nuvem, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminar o caminho. Assim podiam caminhar de dia e de noite. 
(Êxodo, 13.21) 

O fogo também Purifica o ouro de metais pesados 

Essas provações apenas põem à prova a fé que vocês têm, para verificar se ela é forte e pura ou não. Ela está sendo experimentada como o fogo prova o ouro e o purifica — e a fé que vocês têm é muito mais preciosa para Deus do que o simples ouro; portanto, se essa fé permanecer firme, isso redundará em muito louvor, glória e honra no dia em que Jesus Cristo for revelado. 
(1 Pedro, 1.7) 

Analisando estas funções naturais do Fogo, podemos afirmar que no sentido  espiritual o Espírito Santo desempenha as mesmas funções na vida do pecador e na obra do cristão. 

Vento :

O   Espírito Santo é simbolizado pelo o vento pois, da mesma forma que nós não vemos o vento mas, sentimos ele nos tocar uma tarde quente de verão. 

 Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer de onde ele vem ou para onde vai, assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. 
(João, 3.8) 

O  vento simboliza a obra regeneradora do Espírito Santo na vida de uma pessoa. 

Água: 

Assim,  como a água é indispensável para o ser humano,  o Espírito Santo o é pois, tal como a água. O Espírito Santo limpa, refrescar e acaba com sede Espiritual do ser humano. O próprio Jesus afirmou isso, no último dia da festa dos tabernáculos em Jerusalém. 

No último e mais importante dia da festa, Jesus disse ao povo em alta voz: “Se alguém está com sede, venha a mim e beba. 
Porque as Escrituras declaram que rios de água viva correrão do íntimo de todo aquele que crer em mim”. 
. Ele estava falando do Espírito que seria dado mais tarde a todo aquele que cresse nele; até então o Espírito ainda não tinha sido dado, porque Jesus ainda não havia voltado para a glória dele no céu. 
(João, 7.37-39) 

Óleo ou azeite 


Assim, óleo o azeite,  era usado com iluminação, alimentação, lubrificação e cura entre outras coisas. Na mesma forma oleo promove tudo isso no sentido natural, o Espírito Santo promove no plano espiritual. 


 “Diga aos israelitas que tragam azeite puro de oliveira refinado, para o candelabro, para que as lâmpadas fiquem acesas o tempo todo. 
 Arão e os seus filhos serão responsáveis por manter tudo em ordem e a luz acesa do entardecer até pela manhã, perante o SENHOR. Farão isso no Lugar Santo, fora do véu, atrás do qual está a arca da aliança. Este regulamento é permanente, entre os israelitas, de geração em geração. 
(Êxodo, 27.20-21) 

Selo :

O  Espírito Santo é simbolizado como selo,  Pois é a garantia que nós os Cristão somos propriedades do Espírito Santo e também simboliza autoridade que ele tem. 


 Judá disse: “Bem, o que você quer como garantia?” “Quero o seu selo de identificação com o cordão e o cajado que você está segurando”, respondeu ela. Ele deu a ela essas coisas, e teve relações com ela. E Tamara ficou grávida. 
(Gênesis, 38.18) 

Pomba: 

A  pomba é um animal muito simples. o Espírito Santo como uma bomba não sendo que se manifesta na natureza inaudível. A soma também é selo de Pureza e Inocência. 

 Depois do seu batismo, logo que Jesus saiu da água, os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo na forma de uma pomba e pousando sobre ele. 
 Então uma voz do céu disse: “Este é o meu Filho amado, em quem tenho grande alegria”. 
(Mateus, 3.16-17).

Então, meus amados irmãos Esses são alguns símbolos que fala a respeito do Espírito Santo.  Na próxima semana, continuaremos o nosso estudo falaremos sobre as obras Espírito Santo no Antigo Testamento. Nós estaremos esperando por você! 

Que Deus derrame sobre ti e a sua família chuvas de bênçãos... 
Es me aqui -Cassiane

Fique por dentro