sexta-feira, 3 de junho de 2016

A deidade do Espirito Santo parte I





Que a esteja com todos,
Hoje vamos dar continuidade ao estudo sobre “Espirito Santo”, vamos falar sobre atributos divinos do Espirito Santos no velho testamento e no novo testamento.
Sua presença é a presença de Deus
A presença do Espirito Santo é mesma presença de Deus, mas, sendo pessoas totalmente diferentes.
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
Salmos 139:7-10

Na obra da criação
O Espirito Santo esteve com Deus Pai e Deus Filho na criação do mundo, sendo assim poder se chamado de “Espirito Criador”.
2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1.2

Na criação do homem
O Espirito Santo também esteve com Deus Pai e Deus Filho, quando formou o homem do pó da terra. Isso se chama de “Trindade” eles estavam juntos.
Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Gênesis

Na visão de Isaias

Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me! "
Ele disse: "Vá, e diga a este povo: "Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.
Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados
Isaías 6:8-10
Note que no texto de Isaías a Bíblia diz que foi Jeová quem disse, mas em Atos dos Apóstolos, Paulo diz que o Espirito Santo. A final quem foi que falou, Deus {JEOVÁ) ou Espirito Santo?  Para os que aceitam a doutrina da Trindade, isso não é problema, pois entendemos que foi o Deus Trino quem disse, ou seja Trindade.
Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: "Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías: ‘Vá a este povo e diga: "Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão”. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
"Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão! "
Atos 28:25-28

No acordo da nova aliança
Da mesma forma que o argumento anterior, ou seja, a de que as pessoas do Deus Trino estão relacionadas em suas ações.
O Senhor Deus diz:
— Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Jeremias 31.31
Na transmissão de poder sobrenatural a Josué
O Espirito Santo foi ele que capacitou a Josué para lidera o povo de Israel.
O Senhor disse a Moisés:
– Chame Josué, filho de Num, que é um homem competente, e ponha as mãos sobre ele. Números 27.18.
Transmissão de poder aos reis
O Espirito Santo dar capacidade aos reis para governa o povo e para resolver da nação.
Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá. I Samuel 16.13.
A segunda parte do estudo estará no blog, no próximo dia 15\06. Esperamos por você e sua família que Deus te abençoe.








Fernanda Brum - O Que Sua Glória Fez Comigo




O Fogo, a Água e a Oportunidade

Os três se encontraram, a oportunidade perguntou: -De onde vocês são?  E o fogo respondeu: -Eu estou nas guerras, nos vulcões,  ...