domingo, 29 de maio de 2016

O que é Espírito Santo?




13. Quando vier o Espírito da verdade, ele guiará vocês em toda a verdade, pois não estará falando de si mesmo, mas falará aquilo que ouviu. Ele falará a vocês a respeito do futuro.
14. Ele me glorificará, e trará grande honra para mim ao mostrar a vocês a minha glória.
(João, 16.13-14)
 

Com grande prazer Estamos dando início a primeira lição do nosso estudo, sobre o Espírito Santo. Mas, O que é Espírito Santo?  O Espírito Santo é uma força? o Espírito Santo é um poder?  Ele é uma pessoa!  Que tem sentimentos, emoções e inteligência como eu e você.   Vamos ver vamos ver e comprovar com base nos textos bíblicos que o Espírito Santo é uma pessoa.

Vamos começa os textos do Velho Testamento. Espírito Santo e interagem com o ser humano.
E o SENHOR disse: “O meu Espírito não continuará com o homem, visto que ele é todo mau. Ele só viverá 120 anos”.
(Gênesis, 6.3)
 
O Espírito Santo da habilidade ao ser humano para executar a obra de Deus.
 “Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá,
 e o enchi do Espírito de Deus. Dei a ele habilidade, inteligência e conhecimento artístico
para desenhar e trabalhar em ouro, prata e bronze,
(Êxodo, 31.2-4)

O Espírito Santo age com poder e liberdade.
O Espírito do SENHOR controlou completamente Otoniel, e ele exerceu as funções de juiz do povo de Israel, de modo que quando ele comandou as forças de Israel contra o exército do rei Cusã-Risataim, o SENHOR entregou o rei da Mesopotâmia nas mãos de Otoniel e ele foi der­rotado.
(Juízes, 3.10)

O Espírito Santo habita dentro de nós.
. Não me expulse da sua presença, nem tire de mim o seu Espírito Santo.
(Salmos, 51.11)

Essas com algumas passagens do velho testamento, que mostra que o Espírito Santo é uma pessoa.  Agora eu vou citar algumas passagens do novo testamento que prova que Espírito Santo é uma pessoa.

O Espírito Santo nos consola em momentos difíceis das nossas vidas.
 Enquanto isso, a igreja tinha paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria e crescia em força e em número. Os crentes aprendiam a andar no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.
(Atos, 9.31)

O Espírito Santo nos ensina em todos os momentos.
 Mas, quando o Pai enviar o Consolador, o Espírito Santo, que virá em meu nome, ele ensinará todas as coisas a vocês, e fará lembrar todas as coisas que eu mesmo tenho dito a vocês.
(João, 14.26)

O Espírito Santo, ele é o nosso guia.
 Porque todos que são dirigidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
(Romanos, 8.14)

O Espírito Santo também fica triste.
Não façam o Espírito Santo entristecer-­se pelo modo de vocês viverem. Lembrem-se que é ele quem garante que vocês estarão presentes no dia da redenção.
(Efésios, 4.30)

O Espírito Santo também nomeia pessoas para serem Ministro de Deus.
Enquanto estes homens estavam em adoração ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separem-me Barnabé e Saulo para realizar o trabalho para o qual os chamei”.
(Atos, 13.2)

O Espírito Santo Fala conosco.
 Que todo aquele que pode ouvir ouça o que o Espírito está dizendo às igrejas: A todos os que forem vitoriosos eu darei o direito de comer do fruto da árvore da vida que está no paraíso de Deus.
(Apocalipse, 2.7)

O Espírito Santo de Deus é uma pessoa sim, mostra que ele o nosso amigo mais que Fiel. Assim como nós ele também fica triste se alegra tem sentimentos têm inteligência. Ele é nosso amigo está conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Esperamos vocês para próximo estudo, sobre o Espírito Santo. Que Deus possa derramar bênçãos tão grande sobre você e sua família...






Priscilla Alcantara - Espírito Santo


Testemunho