domingo, 3 de abril de 2016

Projeto de Vida 2016 #ProjetandoAbril #ConstruindoAlicerces

Irmãos e amigos,
Que a Paz esteja convosco!

Eu tenho uma Palavra de Deus para o seu coração, para direcionar sua vida neste mês de Abril: "Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do tempo do Senhor, então, apresentaram-se os sacerdotes, já paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com saltérios, para louvarem ao Senhor, conforme a instituição de Davi, rei de Israel". Esdras 3.10.



Relembrando o Propósito

Compreendemos que 2016 será o ano de viver um sacerdócio por excelência. Esdras era um sacerdote que cumpriu com zelo e com êxito a sua missão. Exercer um sacerdócio com excelência significa desenvolver frutos não apenas no ministério, mas frutos que alcançarão todas as áreas da nossa vida: emocional, espiritual, financeira, profissional, física, familiar, etc. 


Histórico

Após iniciarem o projeto de reconstrução, os israelitas optaram por dar início a obra a partir da reconstrução do altar. O altar, era o local aonde ofereciam sacrifícios a Deus, conforme a lei de Moisés. O altar era o local aonde o Senhor recebia os sacrifícios e respondia as orações. Era um local de entrega, de devoção e de consagração ao Senhor. Esdras, como exímio sacerdote que era, conhecia a importância do altar em face dos cultos a Deus. Os israelitas compreendiam que de nada adiantaria iniciar a obra com o altar destruído, de nada adiantaria reconstruir templos, muros, paredes e portas se o local da adoração e do culto a Deus estivesse profanado. 


Construindo alicerces sólidos


Jesus, certa vez, por meio de uma parábola, disse: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha e desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda". (Mateus 7.24-27). 


Construir alicerces sólidos nos faz presumir que a casa construída sob a areia cedo ou tarde ruiria, uma vez de que ela não possuía a estrutura material, o alicerce, a firmeza e a segurança de enfrentar os ventos, os rios e as tempestades que ela enfrentaria. Já, a casa alicerçada na rocha, em que cujo material é sólido, enfrentaria tais adversidades sem o menor dano em sua estrutura. 

Os alicerces de qualquer construção correspondem à parte primordial da mesma. Os alicerces bem construídos servirão de sustentáculos a toda obra. Por esta razão um bom alicerce não ser negligenciado e nem secundarizado em uma obra. Devem ser o fundamento principal de qualquer construção e por tanto a prioridade.

Após reconstruírem o altar, os construtores do templo de Jerusalém deram início à edificação dos alicerces do templo. E quando os construtores finalizaram a edificação destes alicerces, houve um momento solene de consagração e adoração ao Senhor com instrumentos de louvor. Por que comemoravam? Comemoravam porque sabiam que tinham fundamentado em alicerces sólidos. Eles sabiam que o templo estava seguro, pois estava edificado em fundamentos que não desmoronariam. 

Construir alicerces sólidos é como investir no futuro, é como construir um patrimônio permanente e bem edificado. Construir alicerces sólidos é como semear em uma terra boa. Os construtores sabiam disto, por isto celebravam! A obra estava por demasiado avançada, agora não havia nada que pudesse impedi-los de ver o templo reconstruído. 

Vivemos a nossa de acordo com os fundamentos sólidos da Palavra de Deus ou estamos simplesmente vivendo de forma aleatória, alienada, sem nos procurarmos com o tipo de legado de que estamos construindo para o nosso futuro? Qual é o seu alicerce? Em que você está firmado? Qual é a sua base? Sua base é profunda? Tem raízes? É um alicerce bem construído? Ou você está "consolidado" em cima de algo superficial, que não possui uma base profunda e que a qualquer momento pode desmoronar?

Existem pessoas que constroem a sua vida em torno dos bens materiais, trabalham loucamente para acumular riquezas; uma vida edificada em alicerces errados, pois quando vier a crise elas irão se frustar e vão negar a Deus. Existem pessoas que constroem a sua vida em torno de costumes, de vestuários; uma vida edificada em alicerces errados, pois vivem apenas de aparência quando Deus valoriza o que está no interior. Existem pessoas que constroem a sua vida em torno de líderes; uma vida edificada em alicerces errados, pois o homem é falho e está sujeito a errar. Existem pessoas que constroem a sua vida em torno da família; alicerces errados, pois eles farão suas escolhas e você pode não estar incluído nela. 

Existem pessoas que correm de igreja em igreja procurando oportunidades; alicerces errados, pois cedo ou tarde elas serão vítimas de sua própria vaidade. Existem pessoas que constroem suas vidas em torno de projetos; alicerces errados, pois estes projetos podem se frutrar e você ser abalado por conta disso. 

Que neste mês de Abril, nós possamos parar e nos preocupar sobre como estamos construindo a nossa vida e o nosso legado! Se quisermos ter um futuro de paz, de tranquilidade, de prosperidade, de abundância, de crescimento e de saúde, é necessário darmos início agora mesmo à construção de alicerces sólidos e duradouros. 

Você não conseguirá fazer isso sozinho. A Palavra de Deus deve ser sua referência, o seu guia, o alicerce de sua vida. Compreenda este princípio e use o mês de Abril para construir alicerces que vão durar sua vida inteira, na área sentimental, física, material, financeira, ministerial e espiritual.

Retomando...

Abril é o mês em que devemos avaliar a nossa vida, os nossos sentimentos, as nossas motivações para construir alicerces que irão durar na posteridade. Não podemos negligenciar a necessidade de edificar a nossa vida em alicerces sólidos. O seu futuro começa agora. 


JEJUM DE CONSAGRAÇÃO

Jejum de Jesus (40 dias)
Propósito: Consagração

Para este propósito é recomentado um Jejum Total (Sem qualquer tipo de alimento)

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome”. Mateus 4.1-2

Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito Santo. Ali, Ele jejua por quarenta dias. É interessante observar que após este jejum, Jesus inicia o seu ministério o que nos move a acreditar que o Jejum de Jesus foi um propósito de consagração a Deus. Este jejum é indicado a todos aqueles que desejam se consagrarem a Deus, quer seja para iniciar um trabalho ministerial, quer seja para fluir sua vida espiritual.

Horários recomendados para o Jejum

Opção 01 – Jejum de três horas
Opção 02 – Jejum de seis horas
Opção 03 – Jejum de doze horas
08h às 11h
06h às 12h
0h às 12h
11h às 14h
12h às 18h
12h às 12h
15h às 18h
18 às 0h
***
18h às 21h
***
***


LEITURA BÍBLICA

Neste mês de Abril leia as Epístolas do Apóstolo Paulo aos Romanos e a 1 aos Coríntios.  

Testemunho