O lado humano da santificação


Como vimos no estudo anterior, a santidade possui dois lados: o lado divino e o lado humano. O Senhor nos santifica por meio do Sangue de Jesus, por meio da Sua Palavra e por meio do Espírito Santo.

Do lado humano, a santificação é uma atitude! Um propósito de se separar do pecado, da iniquidade. Um processo de renovação da nossa mente. Isto é um resultado da providência do Espírito Santo: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5.23


Mas quais são os passos que devemos dar para sermos conduzidos ao caminho da santidade? Em primeiro lugar, a dedicação pessoal! Uma vez limpos e purificados de todo o pecado, precisamos escolher o desprendimento do mundo, de nossos desejos, de nossas vaidades e muitas vezes até mesmo de nossos projetos e sonhos para nos dedicarmos à Deus e aos Seus projetos e sonhos. 1 Coríntios 7.1 diz: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.

O segundo passo é a obediência que sempre deverá estar cravada e arraigada em nosso coração. 1 Pedro 1.22 diz: “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro”. A desobediência é uma barreira muito grande no caminho da santificação. 

Em terceiro e último lugar a cooperação de outras pessoas. É essencial a participação e a submissão de todo cristão aos líderes de sua igreja, quem sem dúvida alguma poderá ajuda-lo a firmar-se na fé e a buscar a santificação, ensinando-o as verdades das Escrituras e ajudando-o com oração e aconselhamento. Ninguém pode seguir e servir a Deus sozinho. 

Como vimos ao longo deste estudo, santificação é um processo e santidade é um estado. A santificação é o processo que nos leva ao estado de santidade. A santificação é um processo que acontece em nosso interior. Não está, portanto, manifesto em palavras bonitas, línguas estranhas, roupas ou cabelos; pois não é exterior e sim, interior.

Deus deseja que todos se santifiquem! Sem a santificação ninguém verá a Deus. A Palavra do Senhor nos revela: Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda”. Apocalipse 22.11-12

A santificação é um processo que envolve duas partes: ação de Deus e a nossa atitude. A decisão de ser santo é completamente nossa. Jacó declarou: Vi Deus face a face e a minha vida mudou. Igualmente hoje temos visto a Deus! Temos desfrutado da complacência e da misericórdia de Deus. Vivemos em uma época em que se manifesta a graça de Deus. E eu te pergunto: O que tem mudado em sua vida? 

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais experimentamos a santificação. Em consequência a isso somos ricamente abençoados: temos a presença de Deus conosco, o reconhecimento da voz de Deus falando em nossos corações, a operação da graça de Deus em nossas vidas, a visão clara de Deus e a esperança de um dia O vermos face a face. 

É possível viver uma vida santa, mesmo habitando em um mundo corrompido e em um corpo que tende ao pecado. Este é o verdadeiro milagre da Salvação. Nascer de novo é abandonar o pecado! Nascer de novo é viver para Cristo! 

Nascer de novo é ser diferente deste mundo! Nascer de novo é repudiar o mal! Nascer de novo é termos nossa vida transformada ao entrarmos em contato com a graça do Senhor!

Que Deus te abençoe e a cada dia você seja mais santo! 

Eu quero te convidar no próximo domingo, dia 06, a partir das 9h para iniciar junto conosco a Semana de Oração: "Projetando Março". 

Te espero!

Fique por dentro