domingo, 20 de março de 2016

Clame pelo Brasil


Irmãos e amigos,
Que a Paz esteja convosco!

Neste domingo, eu gostaria de meditar com os amados em 2 Crônicas 7.14, que diz: "e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". 

Todos temos temos acompanhado pela TV e pela Internet as agitações sociais e políticas que o Brasil tem vivido nestes últimos dias. Ficamos estarrecidos por tanta sujeira que vem à tona, por tanta corrupção e por tanto deboche. 

O que país tem vivido, não é diferente do que Israel vivenciou em sua história. A Bíblia relata o caso de reis cruéis, sanguinários, que oprimiam o povo, que criavam leis contrárias à população. 

Temos testemunhado muitas manifestações, e não que elas sejam erradas... pelo contrário, precisamos lutar pelo bem de nossa nação, precisamos reivindicar, cobrar, mostrar toda a nossa indignação por toda humilhação que temos passado. Entretanto, mais do que isto, é preciso ter sobriedade para analisar com clareza o momento espiritual que a nação está vivendo. 

Com tudo o que tenho visto e conversado com servos de Deus, tenho compreendido que permissivamente, o Senhor tem permitido que toda a "roupa suja" existente nesta nação seja lavada publicamente. Deus tem um propósito para esta nação, entretanto, ao que parece, a Igreja permanece dispersa e não tem compreendido o que o Senhor está querendo ministrar no meio de todo este caos. 

Nem vale mencionar, o quanto a Igreja como Instituição necessita resgatar a sua visão e o seu propósito, a sua missão originalmente instituída por Cristo. A Igreja brasileira tem cedido ao pecado, aos atrativos que satanás tem lançado sobre o mundo. A miséria moral, política, econômica e social que o país tem vivido; de modo geral, reflete sobre a irresponsabilidade da Igreja de Cristo em ser Luz do Mundo e Sal da Terra.

O que o Senhor estava dizendo ao povo de Israel no livro de Crônicas, também se aplica a nação brasileira hoje, dia 20 de março de 2016. O Senhor trouxe conselhos para restaurar a paz, a alegria, a política, a economia: "Se o meu povo, que se chama pelo nome...". A restauração da nossa nação virá por meio do ímpio, não virá por meio deste ou aquele partido político, não virá por meio de governantes, mas virá quando o Povo de Deus, aquele povo que carrega o Nome de Deus, que carrega a Marca do Senhor... A Igreja de Cristo... se posicionar diante da nação e: 

1. Se humilhar - Humilhar tipifica se entregar, se render, reconhecer a dependência de Deus, reconhecer a condição de miséria que nação está mergulhada em todos os aspectos. O primeiro passo que a Igreja precisa dar para viver a restauração do Brasil é se humilhar na presença de Deus, se render, se entregar, se submete à vontade de Deus. Se humilhar significa reconhecer e confessar pecado, e a Igreja precisa estar pronta para confessar a Deus os pecados desta nação e clamar pela misericórdia e pela limpeza espiritual da pátria. O Senhor está esperando a Igreja Brasileira se humilhar e confessar os seus pecados e os pecados da nação.
2. Orar - A genuína restauração está ligada à oração. É impossível viver o renovo, viver a transformação, viver a cura sem oração. Por meio da oração, a Igreja de Cristo se relaciona com Ele, com o Pai e com o Espírito. Vemos igrejas com suas agendas lotadas de eventos, de festas, de movimentos... Mas sem espaço para oração. O segundo passo da restauração do país será colocada em prática, quando a Igreja orar. 
3. E buscar a minha face - Buscar a face de Deus, implica desejar estar perto de Deus; estar separado na Presença de Deus; adorar a Deus não apenas com os lábios, mas com o coração; buscar e viver a vontade de Deus. Quando a Igreja compreender, e buscar viver a cada dia mais perto do Senhor, a nossa nação será sarada pela própria presença de Deus. 
4. E se converter de seus maus caminhos - Implica, novamente, em arrependimento... em um choro profundo de dor pela miséria em que nação foi lançada. Se converter de seus caminhos, implica em mudar a direção, mudar a rota, seguir por um novo caminho de vida, de paz, de novidade. O povo brasileiro, a Igreja brasileira tem clamado mudanças, tem clamado restauração, mas não querem mudar a rota, não querem se converter de seus maus caminhos. Quando pararmos de trilhar os caminhos do mau e passarmos a trilhar os caminhos de Deus, o Bálsamo do Senhor será derramado sobre a nação. 

A tão sonhada restauração da nação brasileira virá. Deus tem um projeto de transformação, de renovo, de vitória, de paz, de ordem e de progresso para a nação brasileira. E isto, independente dos ímpios ou de políticos, esta decisão (como o texto base de hoje) está nas mãos da Igreja, em se posicionar para viver o que Deus planejou para nós. 

É simples, mas é profundo! São quatro estratégias que a Igreja deve adotar HOJE. Quando a Igreja se posicionar e adotar estes conselhos que o Senhor trouxe, receberemos três dádivas celestiais:

1. Eu ouvirei dos céus - Como é maravilhoso vivermos a certeza e a confiança de que Deus ouve o nosso clamor. Ao vivermos da forma como Deus planejou para nós, teremos nossas orações ouvidas nos altos céus, e então virá a mudança e o crescimento com os quais os brasileiros sonham diariamente.
2. Perdoarei os seus pecados - O Senhor limpará a nação de toda a imundice e podridão. Veremos uma nação cujas vestes são alvas e brancas, que pratica a justiça e que anda em santidade.
3. Sararei a sua Terra - Viveremos, finalmente, um novo Brasil, governado por pessoas sábias, íntegras, tementes a Deus. Viveremos a melhor fase de nossa história, pautada de prosperidade, de crescimento, de serviços públicos de qualidade e de felicidade e bem-estar para toda a nação.

Como meditamos neste domingo, é possível, é atingível viver estes ideais. Só dependem de posicionamento e estas atitudes devem partir de nós e da nossa família, da nossa igreja e por fim, de toda a nação. 

Se você deseja ver nosso país abençoado, compartilhe esta mensagem. 


Ato Profético em favor do Brasil
DVD "Pelo Teu Toque - Ministério Ipiranga"
Gravação realizada em 01/05/2004.

Não desista

Elisama Figueiredo