O lado divino da santificação

Irmãos e amigos,
Que a Paz esteja convosco!


Dando continuidade a nossa série de mensagens, hoje nós iremos tratar sobre os dois lados do processo de santificação. A Santificação possui o seu lado divino e o seu lado humano. Muitos não conseguem viver em santidade porque não fazem a parte que lhes cabe no processo. Jesus também teve o seu lado divino e o seu lado humano.

Analisemos agora os meio divinos para a santificação do cristão: 

1. Santificação pelo sangue de Jesus – “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” _(1 Coríntios 1.30). O Sangue de Jesus provê santificação para todos aqueles que o recebem. Trata-se de uma santificação posicional perante Deus, quando os pecados que foram perdoados por meio da morte de Jesus são cancelados através da justificação. Esse mesmo sangue provê a santificação na vida diária: “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. _(Gálatas 2.19-20).

2. Santificação pela Palavra de Deus – O fato acontece quando a Palavra de Deus é lida, ouvida, crida, obedecida e praticada: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. _(Tiago 1.22). Ela revela as impurezas e também fortalece o crente para resistir ao pecado. 

3. Santificação pelo Espírito Santo – Ele é também chamado de Espírito Santificador ou Espírito de Santificação: “Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor". _(Romanos 1.4). Ele inicia Sua obra convencendo o pecador dos seus pecados e levando-o a abandoná-los.

4. Santificação pela Glória de Deus – A Glória de Deus, quando manifesta na vida do cristão, nas obras e no ambiente trará o efeito santificador: "E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados”. _(Êxodo 29.43).

Meus irmãos, em virtude da Semana de Oração "Projetando Março", a Palavra Pastoral da próxima semana, e última ministração desta série sobre Santidade, será ministrada na Sexta-feira, 04 de Março, quando abordaremos sobre o lado humano da santificação.

Que Deus te abençoe e uma ótima semana. 

Fique por dentro