sábado, 12 de dezembro de 2015

A batalha dos deuses (7° parte)



Graça e paz princesas,




 Assim que Moisés estendeu a vara para o céu, o SENHOR mandou trovões e chuva de pedras, e raios caíam sobre a terra do Egito.
 A chuva de pedras e os relâmpagos caíam sem parar. Nunca o Egito tinha sofrido uma tempestade como aquela, desde que se tornou uma nação.
 Foi grande a destruição em toda a terra do Egito. Os animais e os homens que estavam no campo morreram. A chuva de pedras destruiu também toda a vegetação e quebrou todas as árvores do campo.
26. Somente na terra de Gósen, onde viviam os israelitas, não caiu a chuva de pedras. (Êxodo, 9.23-26)

Dessa vez, Deus desafia uma deusa chamada Nut. Ela era para os egípcios a deusa que representava os céus que regia toda constelação celeste. Os egípcios acreditavam que ela cuidava da ordem cósmica do céu, assim não deixava que nenhum mal acontecesse na terra do Egito.

Nut é uma deusa egípcia. Representava o céu e era significativamente invocada como a mãe dos deuses.

Adoração

No túmulo do faraó Tutancâmon foi encontrado junto a sua múmia um peitoral no qual era invocado a proteção desta deusa: “Nut minha divina mãe, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos céus as imorredouras estrelas”.

Iconografia


É muitas vezes representada sob a forma de uma vaca que adotou alguns atributos de Hathor, por alusão a uma metamorfose por que espontaneamente teria passado. Era representada por uma belíssima mulher, trazendo o disco solar ornando sua cabeça.


Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre o seu irmão/marido Geb, o deus da Terra.

Família

O deus Khepri criou-se a partir da matéria primordial ao dizer seu próprio nome, em seguida ele procriou os deuses Shu e Tefnut, formando a primeira trindade.

De Shu e Tefnut nasceram Geb e Nut.

Nut, esposa de Geb, foi a mãe de Osíris, Hórus, Seth, Ísis e Néftis, em um único parto.

Osiris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth logo ficou evidente quando, ao nascer, este rasgou o ventre da mãe.

Foi muitas vezes pintada na tampa interna do sarcófago, protegendo a múmia. Havia muitos festivais para Nut ao longo do ano, incluindo o "Festival de Nut e " e "Festa da Nut", e ela aparece em numerosas representações, ainda não foram encontrados templos ou centros de culto específicos ligados a ela.



O Deus de Israel, foi ele que fez o céu e lá o seu trono esta aonde ele se assenta e governa tudo e todos.

Desse modo, Deus formou o firmamento, separando as águas que ficaram acima do firmamento das que ficaram abaixo. E assim foi.
 Deus chamou o firmamento de céu. E houve tarde e manhã. Tudo isso aconteceu no segundo dia. (Gênesis, 1.7-8).

 E   tudo está no controle de suas mãos está todo poder está com verdadeiro e o único Deus deve ser adorado.  Deus com essa praga mostrou que a deusa Nut não tem nenhum poder em governar o céu. Único Deus que tem um trono nos céus é o Deus de Israel.

 “O céu é o meu trono, e a terra o tapete para os meus pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim? É este o meu lugar de descanso?
 Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e assim vieram a existir?”, diz o SENHOR. “A pessoa que me agrada é humilde de coração, se arrepende e treme diante da minha palavra. (Isaías, 66.1-2).

 Eu provo na Bíblia que tudo está no controle de Deus, no livro de Êxodo capítulo 9 versículos 26 está escrito que toda terra do Egito foi assolada pela praga menos a terra de Gorsen aonde mora o povo de Israel foi o único lugar que não atingiu como a chuva de pedra. Deus governa o céu e terra com grande poder e glória.

 Tenha uma semana de bênçãos você e sua família





Eyshila - Deus no Controle




Testemunho