sábado, 5 de dezembro de 2015

A batalha dos deuses (6° parte)

Que a paz esteja com todos, 

 O SENHOR disse a Moisés e a Arão: “Peguem com a mão cinza de um forno, e Moisés jogará a cinza para o ar, diante do faraó.
. A cinza se tornará em pó fino sobre toda a terra do Egito. Esse pó vai produzir tumores que se abrirão em úlceras nos homens e nos animais em todo o Egito”.
(Êxodo, 9.8-9) 

Essa sexta praga foi terrível, pois no farol continuava teimando libertar o povo de Israel.  Deus fala para Moisés pedir para Arão pegar o pó jogar para o alto e imediatamente todas as pessoas do Egito ficaram com úlceras e tumores pela a pele.
eles acreditavam em um deus chamado: Imite.
Quem era o deus Imite?

Estatueta de Ilhote no Louvre.
Ilhote, Imute, Im-hotep ou Ii-em-Hotep; em egípcio: ii-m-htp *jā-im-hatāp, que significa "aquele que vem em paz"; chamado pelos gregos de Ιμυθες, transl. Imuthes ; fl. século XXVII a.C., por volta de 2655-2600 a.C. Foi um polímata egípcio (que tem conhecimentos em muitas áreas), que serviu a Djoser, rei da Terceira Dinastia egípcia, na função de vizir ou chanceler do faraó e sumo-sacerdote do deus-sol Rá, em Heliópolis. É considerado o primeiro arquiteto, engenheiro e médico da história antiga, embora dois outros médicos, Hesy-Ra e Merit-Ptah, tenham sido contemporâneos seus.

A lista completa de seus títulos é:

Chanceler do Rei do Egito, Doutor, Primeiro na linhagem do Rei do Alto Egito, Administrador do Grande Palácio, Nobre hereditário, Sumo Sacerdote de Heliópolis, Construtor, Carpinteiro-Chefe, Escultor-Chefe, e Feitor-Chefe de Vasos.

Ilhote foi um dos poucos mortais a serem ilustrados como parte de uma estátua de um faraó. Foi um de um grupo restritíssimo de plebeus a quem foi concedido o status divino após a morte; o centro de seu culto era a cidade de Mênfis. A partir do Primeiro Período Intermediário Ilhote também passou a ser reverenciado como poeta e filósofo. Suas palavras eram mencionadas em poemas: "Eu ouvi as palavras de Ilhote e Hordedef, de cujos discursos os homens tanto falam."

A localização da sepultura de Ilhote, construída por ele próprio, foi escondida com absoluta cautela, e permanece desconhecida até os dias de hoje, apesar dos esforços para encontrá-la. O consenso acadêmico é de que ele estaria escondido em algum lugar de Saqqara. A existência histórica de Ilhote é confirmada através de duas inscrições contemporâneas feitas na base, ou pedestal, de uma das estátuas de Djoser (Cairo JE 49889), bem como um grafito na muralha que circunda a pirâmide não terminada de Sekhemkhet. A segunda inscrição sugere que Ilhote teria vivido por alguns anos depois da morte de Djoser, e ajudou na construção da pirâmide do rei Sekhemkhet, abandonada devido ao breve reinado deste soberano. 

Fazendo isso o Deus de Israel, provou que só ele pode curar uma pessoa ele é o Deus que cura.
JEOVÁ RAPHA – Uma expressão hebraica composta de duas palavras. A primeira é o nome de Deus no Antigo Testamento: “Y ̂ehovah”, que é comumente pronunciado no português como “Jeová”. A outra palavra hebraica é “Rapha”, que significa “curar”. A expressão junta significa, “O Senhor cura”. Aparece no texto abaixo:

“e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.” (Êxodo 15. 26)

Deus só não cura o corpo mas, também as feridas da alma!
17. Eu farei cicatrizar e curar as suas feridas” diz o SENHOR, “porque hoje a chamam de rejeitada, o lugar que ninguém deseja”.

(Jeremias, 30)




Tenha uma semana de vitória para você e sua família






Cura-me (Fernanda Brum)





O Fogo, a Água e a Oportunidade

Os três se encontraram, a oportunidade perguntou: -De onde vocês são?  E o fogo respondeu: -Eu estou nas guerras, nos vulcões,  ...