domingo, 15 de novembro de 2015

Obedeça ao Senhor




"Como ordenara o SENHOR a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra tirou de tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés". Josué 11.15-16




 

Josué foi um homem que venceu muitas batalhas! Desde que assumiu o comando do povo de Israel após a morte de Moisés, ele sabia que teria de enfrentar muitas lutas e vencer muitos inimigos. A Palavra do Senhor nos revela em Josué 1, a preparação de Deus para este homem que assumiria o comando de uma nação. Deus encoraja Josué a ser forte e corajoso, lembrando-o da promessa que existia desde os tempos de seus antepassados.

Moisés, antes de partir, tomou o cuidado de relembrar ao povo cada etapa desta longa peregrinação. Deus instrui a Israel com leis que serviriam para organizar aquela nação, fazendo deles fiéis servos a vontade de seu Senhor que os tirará do Egito. As leis consistiam em normas de condutas morais e princípios éticos e espirituais que Deus ordenava para aquele povo. Deus prometeu que não deixaria e nem desampararia aquele povo, enquanto eles seguissem os seus caminhos e obedecessem aos seus Estatutos.

Josué, no comando de Israel vence muitas batalhas e a batalha descrita no capítulo 11 seria a última antes deste povo tomar posse definitivamente da Terra Prometida e dividir o seu território para as doze tribos. Vimos no devocional de ontem, que alguns reis se uniram para pelejar contra Israel, mas Deus prometera a Josué que no dia seguinte todos eles seriam mortos. O Senhor fez conforme a Sua Palavra, mediante a Sua promessa, agora caberia a Josué honrar seus votos de cumprir com os mandamentos do Senhor. Observamos no texto citado acima, que Josué fez exatamente tudo o que o Senhor ordenara através da vida de Moisés.

Josué tomou o cuidado de cumprir na íntegra com todas as ordens dadas por Deus. O que o Senhor quer ministrar em nosso coração nesta mensagem é exatamente isto! Precisamos tomar o cuidado de obedecer ao Senhor em TUDO! Infelizmente, em nosso meio, muitas pessoas votam ao Senhor e prometem coisas ao Senhor. O Senhor é sempre fiel em nos abençoar, entretanto, quando o Senhor nos concede a graça desejada, diferentemente de Josué não cumprimos com aquilo que votamos a Deus.

Os cristãos modernos, muitas vezes se esquecem de cumprir extamente tudo aquilo que o Senhor ordenou! Outros fazem ainda pior, além de não cumprir querem modificar a Palavra do Senhor ou adaptar as ordens do Senhor à sua própria vontade. É muito comum ouvirmos pessoas dizerem que os tempos mudaram, que o mundo evoluiu, que os valores mudaram... Já ouvi cristãos líderes dizerem que é normal jovens se relacionarem sexualmente antes do casamento, afinal os tempos mudaram...

Amados, é necessário nós compreenderemos que o mundo pode mudar, a sociedade e os valores que ela apregoa podem mudar, mas os princípios éticos, espirituais e morais do Reino de Deus não mudam e nem se adaptam ao estilo de vida que queremos ter. Por isso que hoje dentro das igrejas existem tantas pessoas infelizes, frustradas e insatisfeitas...

Porque elas não querem viver conforme o padrão do Reino de Deus, querem viver conforme a sua vontade e acham que Deus tem a obrigação de fazer tudo o que elas querem que seja feito.

Queridos, as coisas não funcionam assim! Josué tomou posse de Canaã porque obedeceu a Deus não um pouquinho ou em algumas áreas! Josué tomou posse de Canaã porque obedeceu a Deus em tudo! Em tudo ele buscou ouvir a voz e a direção de Deus. Este é o procedimento mais adequado a todos nós cristãos! Deus não respalda aqueles que não obedecem Suas ordens! Deus não tem compromisso com aqueles que querem viver suas próprias vontades e seus próprios desejos. Vamos aprender a deixar Deus guiar nossas vidas! Vamos obedecê-Lo em tudo!

Que Deus te abençoe e uma ótima semana.

Não desista

Elisama Figueiredo