É preciso reconstruir

"Palavra de Neemias, filho de Hecalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: 'Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por um grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado e suas portas foram destruídas pelo fogo'. Quando ouvi essas ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus". Neemias 1.1-4


Eu gosto de ministrar a Palavra baseado naquilo que eu tenho vivido, nas minhas próprias experiências com Deus, pois acredito que quando passamos às pessoas a ideia de algo que não vivemos, estas pessoas não vão enxergar a verdade em nós e esta Palavra perde o efeito. É isto que eu tenho pregado ao longo dos meus sete anos de ministério.

Há alguns anos fui tratado por um projeto que eu participei, que se chama: "Um mês para viver". Ao longo deste mês tive realmente experiências fantásticas com Deus a respeito da reconstrução. É necessário reconstruirmos aquilo que está em ruínas, me entende? Esta tarefa é nossa e não do Senhor.

Neemias era copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Seu povo estava naquele império desde o cativeiro da Babilônia, por Nabucodonozor. O rei da Pérsia permitiu que aos poucos estes hebreus ali cativos retornassem para a Palestina e os primeiros grupos foram liderados por Zorobabel e Esdras. Quando Hanani, irmãos de Esdras, regressa de Judá traz consigo notícias nada animadoras.

Por causa da desobediência e do coração duro daquele povo, Judá estava destruída, os muros derrubados, o templo destruído, as portas queimadas. Esdras liderou a reconstrução do templo, como dissemos aqui em mensagens anteriores. Porém ainda faltava alguma coisa... reconstruir os muros!

A Palavra diz que quando Neemias ouviu estas palavras ele lamentou-se! Se você pesquisar o significado da palavra "lamentar" você vai encontrar sentir arrependimento, saudosismo. O arrependimento indica a tristeza pelo pecado daquele povo, o que o levou a imaginar o quanto eles eram felizes antes do cativeiro.

No tratamento de "Um mês para viver", há uma ministração que se chama Furacões. O autor baseia-se na história do naufrágio do navio em que estava Paulo (Atos 27). Em um determinado momento, o autor cita uma passagem em que os tripulantes começam lançar as cargas do navio ao mar!

Aquilo que há alguns momentos atrás eram objetos, bagagens e coisas valiosas agora perdem o significado e importância diante de uma necessidade maior: sobreviver. Você consegue entender o que eu estou querendo dizer?

Eu particularmente tinha um forte sentimento de depressão dentro de mim pela falta que uma pessoa muito amada me fazia, pois foi levada pelo Senhor. Eu passava dias e dias me atormentando por dentro e não conseguia enxergar que Deus tinha coisas maiores e melhores!

Isto é jogar a carga ao mar! É você pegar tudo aquilo que te prende, que te atrapalha, todo aquele peso desnecessário que pode te fazer afundar; e jogar fora!

Ao longo destas últimas semanas, "pós-tratamento" tive a oportunidade de rever algumas fotografias e vídeos de um período muito bom em minha vida e que deixou muitas saudades. Estava com um amigo e disse a ele que aquelas recordações me deixaram com muita saudade, mas hoje eu não tenho a mínima vontade de voltar ao passado nem através de sentimentos, pois o futuro que Deus está preparando será maior e ainda melhor!

Se você pudesse compreender como está a minha vida agora! Os problemas... continuam os mesmos! Mas eu tenho paz! Fiz uma autoanálise e diagnostiquei coisa em minha vida que precisam ser consertadas! Projetos e sonhos que estavam esquecidos, eu tirei da gaveta! Deus colocou pessoas maravilhosas em meu caminho! Estabeleci projetos, metas e principalmente foco para alcançá-las! Mudei coisas que precisavam ser mudadas e mantive qualidades que já existiam. Fiz a obra do Senhor com muita intensidade! Hoje eu sei exatamente onde eu quero chegar! E você, sabe?

Toda esta história foi para mostrar que as lamentações não vão te levar a lugar nenhum! A única coisa que as lamentações te levarão a fazer é ficar choramingando pelos cantos, se sentindo um derrotado, cheio de saudosismo lembrando o quanto era bom quando os muros estavam em pé.

Está na hora de você deixar as lamentações de lado, perceber que é preciso RECONSTRUIR! Esqueça o passado, lembre-se que o que Deus tem para você será muito melhor! Pare de chorar, levante-se como um guerreiro corajoso, busque a Deus, prepare o cimento e os tijolos e reconstrua!

Que Deus te abençoe.

Fique por dentro