A batalha dos deuses (1° parte)



Graça e paz princesas, 
 
O Espaço Ana tem o prazer de estar fazendo o seu segundo estudo, Esse estudo é baseado com as dez pragas do Egito. Quando Deus chamou Moisés para tirar o povo da escravidão, ele não só queria tirar o povo mas, também humilhar os deuses egípcios. Para mostrar que só existe um Deus absoluto sobre todas as coisas! E por isso o Espaço Ana juntamente com o Ministério Frutos de Justiça tem prazer de convidar você e a sua família! 

Deus queria libertar o povo de Israel da escravidão, por isso Deus confiou essa missão para Moisés. Ele foi criado como egípcio, mas, ele era hebreu. Por causa disso, Ele conheceu toda ciência do Egito Eu também conheceu a idolatria dos egípcios, por isso, Moisés conhecia os principais deuses do Egito. Qual o seu significado de cada um deles.

“Portanto, diga a Israel: ‘Eu sou o SENHOR e vou libertá-los das cargas e da escravidão do Egito. Vou fazer esse livramento com meu grande poder e com grandes manifestações de julgamento". (Êxodo 6.1). 


Moisés tinha todo o conhecimento da ciência dos egípcios, Ele é o único capacitado para essa missão. o primeiro deus a  ser derrotado é deus Hapi . 

Hapi: 
Hapi ou Hep era uma divindade da mitologia egípcia que personificava as águas do Rio Nilo durante a inundação anual a que o Egito estava sujeito entre os meses de julho e outubro. 

 
Hapi - deus egípcio 
Outros nomes 
Mu-Hapi,E-Kher Hapi 
Nascimento 
Delta do Rio Nilo, ilha de Biga 
Parentesco 
Meret 
Cônjuge 
Nekhbet (Alto Egito), Uadjit (Baixo Egito) 


Hapi não teve templos a si dedicados, mas era associado à região da primeira catarata do Nilo (ilha de Biga, onde se dizia que residia) ou ao vértice do Delta do Nilo, perto da cidade do Cairo. Apesar disso, o deus era popular por todo o Egito Antigo. 

Era representado por vezes de forma duplicada no símbolo do sema-taui (que representava a união do Alto e Baixo Egito), onde surge atando as duas plantas heráldicas do Alto Egito e do Baixo Egito, a lótus e o papiro (cyperus papirus). 

Apenas o faraó Siptah mencionou o deus Hapi na sua titulatura: o seu nome de Hórus apresenta-o como "amado de Siptah". 

Iconografia 

Hapi era representado como um homem com ventre proeminente e com seios, que veste a cinta dos pescadores e barqueiros. Na sua cabeça usava a lótus e o papiro ou segurava estas plantas em suas mãos. A sua pele poderia ser pintada de azul ou verde, duas cores associadas entre os Egípcios Antigos à fertilidade. Era também representado derramando água de jarros ou levando mesas e bandejas com alimentos. 

Hapi também era conhecido como "o pai dos deuses". 

Relações com outras divindades 

Hapi era associado ao deus Osíris, outra divindade com características relacionadas com a fecundidade. Enquanto que Hapi personificava as águas do Nilo, Osíris era a força fertilizante destas águas. Teria também Hapi alimentado no seu seio Osíris, ajudando desta forma na ressurreição do deus. 

A sua esposa era a deusa Sekhmet. Outros deuses relacionados com Hapi eram Ísis (cujas lágrimas eram vistas como a causa da inundação do Nilo) e Khnum (divindade ligada às cataratas do Nilo). 

 
o primeiro Deus que foi derrotado fui Hapi, representado pelo Nilo. O Rio Nilo era o principal da onde tiravam o alimento aonde também eles tomavam banho fazer outras coisas.  Sem se o principal rio os egípcios e   ficaram com sede pois o rio   se tornou sem vida e também os peixes começaram a morrer mal cheiro era tanto que dava sentir a quilômetros de distância. 
Deus fez para mostrar a todos os egípcios que só ele dar água da vida as todas criaturas do mundo. Ele que faz chuva cair, ele que faz o rio encher para que as pessoas tenhamos alimentos alimentassem ele que sacia a sede de todos, pois ele é a água da vida. Está escrito:
"Mas quem beber da água que eu dou nunca mais terá sede. Porque a água que eu dou se tornará dentro de todos uma fonte a jorrar para a vida eterna”. (João 4.14)  


Essa foi a primeira derrota dos deuses egípcios, demais nove derrotas.  Os novos estudos vão estar nos próximos sábados... Convida você para não perder os próximos estudos para abençoar a sua vida.

Tenha uma semana de história você e sua família.

Poderoso Deus Pt. Antônio Cirilo e David Quilan

Fique por dentro