domingo, 20 de setembro de 2015

O temor a Deus é a base para uma vida vitoriosa.

"O temor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência"_(Provérbios 9.10).


Desde o início da minha caminhada com Deus, uma história bíblica me chamou muita atenção. Em I Crônicas 13.7-10 lemos um episódio muito sério da história do povo de Deus. O Rei Davi estava carregando a Arca da Aliança sob um carro de bois e um dos bois ao tropeçar fez com que o carro inclinasse-se a tombar e Uzá (um dos servos) estendeu as mãos e tocou a Arca da Aliança para evitar que ela caísse. Naquele mesmo instante Uzá foi fulminado.

Para você que não conhece a história, a Arca da Aliança era um dos utensílios do Tabernáculo e representava a Glória de Deus no meio da congregação. A Arca repousava sob o Lugar Santíssimo, local onde somente o Sumo-Sacerdote poderia adentrar. Ela era toda revestida de ouro e com dois querubins também de ouro sobre a sua tampa, representava a Aliança de Deus com o seu povo.

O manuseamento de qualquer utensílio do tabernáculo requeria certo cuidado, muito mais a Arca da Aliança! Quando fosse transportada, deveria estar coberta uma vez que ninguém poderia sequer olhar para ela. O transporte era feito sob os ombros da pessoa, através de dois bastões que eram encaixados em sua alça lateral. Você consegue perceber? Temos duas falhas gravíssimas! Primeiramente ela sendo transportada jogada sobre um carro de bois e em segundo, Uzá tocando sob ela.

O que a história acima relata é uma total falta de temor, ainda que todo o episódio houvesse acontecido a base da inocência e coberto de “boas intensões”. As ordens do Senhor sobre o manuseamento de seus utensílios foram suficientemente claras.

Toda a Bíblia Sagrada revela que Deus sempre requereu Reverência de seu povo. Utilizando como exemplo o próprio tabernáculo, o sacerdote ao entrar tinha que lavar as mãos como sinal de purificação e se ele entrasse na tenda de forma irreverente, ele morria ali mesmo! Moisés quando teve um encontro com Deus no Monte Horebe, tirou suas sandálias como sinal de reverência. Reverência significa “respeito profundo”. Vemos também, na mesma Palavra, a punição de todos aqueles que desrespeitaram a Deus: Ofni, Finéias e Eli. Ananias e Safira, Herodes, e tantos outros.

Inicio hoje, no dia 20 de setembro, com esta mensagem por constatar o quanto os cristãos contemporâneos deixam de temer a Deus. A Igreja de Corinto era uma igreja desorganizada. Uma igreja que predominava a “concorrência”. Pessoas que não amavam umas as outras e que buscavam a satisfação de suas vaidades. Exatamente como a Igreja Moderna!

Os cristãos perderam a identidade! Perderam a reverência! Perderam a compreensão de que a igreja é um lugar Santo. Isto é grave porque quando o cristão perde esta consciência, o temor que havia em seu coração começa a perder-se e isto fatalmente o leva para a profanação.

Profanar significa macular, desrespeitar algo que é SANTO! É exatamente isto que as pessoas fazem hoje dentro da Igreja. Conforme os anos de cristão se avançam, algumas pessoas invés de amadurecerem, retroagem. Começam a perder o temor, começam a tratar coisas santas como se fossem normais, profanam as coisas de Deus, e estas atitudes refletem-se principalmente em seus comportamentos dentro das igrejas. 

Muitas pessoas estão se esquecendo de que estão dentro de igrejas. As vezes, em alguns lugares que tenho passado, a impressão que tenho é de que estas pessoas pensam que estão dentro de supermercados, em feiras livres, em um lugar comum. Irmãos, a igreja NÃO É um lugar comum! A Igreja é lugar Santo! Deus vai requerer de você prestação de contas do seu comportamento dentro da Igreja.

O temor é o princípio da sabedoria” é o que diz Provérbios 9.10! Ensine os seus filhos que a Igreja é um lugar santo, ensine a seus filhos que na igreja não é lugar de brincar, de gritar, de correr. Se você não ensinar agora, quando eles crescerem não terá esta compreensão e Deus vai requerer prestação de contas de você: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22.6

Quando você pisar dentro da igreja lembre-se que você está entrando em um lugar santo e comporte-se como tal, procure aprimorar-se, procure conhecer regras de boas maneiras, procure conhecer regras de etiquetas, de como se comportar em público... Isto não é vergonha alguma, irmãos!

Se você quer ser feliz em todos os seus passos, receba esta mensagem profética para a sua vida: TEMA A DEUS!

Que Deus te abençoe.

Uma decisão que mudança de vidas!

Antes que os espiões fossem dormir, Raabe subiu ao terraço e disse a eles:  — Eu sei que o Senhor deu esta terra a vocês, os...