sábado, 26 de setembro de 2015

Algumas das virtudes da mulher sábia

Provérbio de Salomão Capítulo 31, do versículo 10 ao 31: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos".

1. Sábia:

A mulher virtuosa é sábia em todos os seus caminhos, é sábia com sua família, com seu esposo. Miriã foi uma menina que mostrou coragem, foi fiel, temente, vigilante e acima de tudo sábia. Ela teve uma grande virtude também, uma mulher de iniciativa, e por conta disto, sempre se saiu bem em tudo o que iria fazer.


I Tm 3:2 e Ap 3:2. Quando não pôde mais esconder seu filho Moisés, Joquebede o colocou em um cesto de juncos e o lançou no rio. Miriã não se conformou com a situação, e prostou- se de longe para ver o que haveria de acontecer. Ela confiou no Deus de seus pais, sabia que ele faria alguma coisa em favor do irmãozinho.

Ela foi sábia intervindo junto a princesa quando encontrou o menino?


Irei chamar uma ama das hebreias para que crie este menino para ti ? E foi o que aconteceu. Devemos orar e pedir a Deus que ilumine nossos corações com palavras sábias. Há na bíblia 246 vezes a palavra sabedoria. O próprio Salomão declara isto.

Se ela também não fosse vigilante, não teria opinado sobre o destino de Moisés.

3. Iniciativa:

A mulher virtuosa deve ter iniciativa. Miriã nos diversos episódios da bíblia teve iniciativa, e vemos isto claramente onde ela providenciou uma hebréia (sua mãe) para tomar conta do bebê.

Assim devemos ser, não medir esforços para resolver uma causa, ter iniciativa nos vários aspectos de nossa vida, seja para ganhar almas, trabalhar na obra, ajudar nas economias da casa, defender os seus.

4. Espírito voluntário:

Além disto, a mulher virtuosa deve ter o coração voluntário. Miriã não mediu esforços para ajudar quem dela necessitava, como foi o caso do seu irmãozinho. A mulher virtuosa deve ter o seu espírito voltado para ajudar, para socorrer, auxiliar, não importando-se com quem quer que seja, ou para quem seja.

O Fogo, a Água e a Oportunidade

Os três se encontraram, a oportunidade perguntou: -De onde vocês são?  E o fogo respondeu: -Eu estou nas guerras, nos vulcões,  ...