Prepare-se para conquistar as promessas

Irmãos e amigos, 
Que a Paz esteja convosco!

Para nossa meditação de hoje, eu gostaria de indicar este texto: “Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Josué 1.6-9


Josué foi o homem escolhido por Deus para conduzir a segunda geração de israelitas para a Terra Prometida em Canaã. Deus o chama à responsabilidade de liderar aquela nação sob o cumprimento de um juramento que aquele povo aguardava à quarenta anos. Podemos aprender algumas lições valiosas sobre os israelitas, que poderá nos servir de grande valia!
No livro de Deuteronômio, Moisés, antes de morrer, confere ao povo suas últimas instruções de líderes. Conforme vimos na mensagem da semana passada, Moisés teve a preocupação de lembrar aquele povo da aliança que Deus tinha com eles e prepara-los para tomarem posse da Terra. Moisés lembra aquele povo que ao atravessar o Jordão eles teriam que enfrentar os “gigantes” que havia na Terra, mas que ao mesmo tempo eles não teriam preocupações, pois o Senhor estaria com eles.

Podemos aprender aqui a primeira grande lição desta história! A promessa tem que ser conquistada! Existem coisas que só Deus pode fazer, amado. Mas é bem verdade também que existe coisas que cabem a nós fazermos e, estas, Deus não fará por nós! Deus estava com aquele povo, mas quem tinha que atravessar o Rio Jordão, enfrentar os inimigos e conquistar Canaã eram eles. As promessas do Senhor não veem à nós de “mão beijada”.

Se a promessa do Senhor é um casamento abençoado, você marido deve amar e cuidar de sua esposa; assim como você esposa, deverá amar e respeitar o seu marido. Se a promessa do Senhor para você é uma promoção na empresa, você deve trabalhar, dar o seu melhor, fazer cursos de aperfeiçoamento.

Eu me lembro, quando eu tinha dezoito anos, que eu queria conseguir um emprego e em certa ocasião minha mãe me disse: “- Ninguém vai bater em nossa porta perguntando se você quer trabalhar, você tem que fazer currículos, acordar cedo, bater nas firmas e pedir o emprego”. Se a promessa do Senhor é uma elevação ministerial, você tem que orar, buscar a Deus, se preparar, ser fiel em tudo o que o seu pastor te colocar, para que ao seu devido tempo você conquiste a posição que Deus separou para você. Eu servi a Deus na minha igreja anterior por dez anos. Fui fiel ao meu antigo pastor em tudo, o ajudei em tudo, o apoiei em tudo, para que hoje Deus me colocasse na posição em que estou, mediante a minha fidelidade.

Canaã, meu querido, é para ser conquistada! Ela não virá “de bandeja” em suas mãos. Se até mesmo a Promessa da Salvação foi conquistada por Jesus na Cruz, porque para nós as coisas viriam fáceis? Acontece que hoje em dia, as igrejas estão induzindo o povo a errar! A acreditar que Deus é como aqueles mágicos de circo, basta tocar com a varinha a Shazam! Meu querido, eu quero que você compreenda que só quem oferece as coisas de um modo fácil e rápido é o diabo. Quando Jesus estava no deserto, Satanás ofereceu uma saída muito rápida e fácil para aquele problema imediato, a fome:

“E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”. Lucas 4.3-4.

Em um segundo momento, após receber as instruções iniciais do Senhor, Josué inicia os preparativos para entrar na Terra prometida:

“Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o Senhor vosso Deus, para a possuirdes”. Josué 1.10-11.

O Segundo princípio para conquistar as promessas de Deus é PLANEJAMENTO. Provérbios 21.5, na Bíblia de tradução NVI, diz: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria”. Amado, a melhor forma de você conquistar uma promessa é planejar-se! Sente; pense; escreva em um papel; trace metas a curto, médio e longo prazo; construa planos! Aqueles que não se planejam, que não pensam antes de executar sempre acabam arruinados. É por isso que muitas empresas têm falido, é por isso que muitas igrejas têm fechado suas portas, falta de estratégias e de Planejamento. 

Planejar, nada mais é do que premeditar uma ação. Josué sabia que Canaã era a Terra que mana leite e mel e sabia que ia precisar enfrentar os povos inimigos que estavam lá e ele começa pensar qual a melhor estratégia, ele começou a planejar! No capítulo 2, como parte do planejamento, Josué manda dois espias para verificar a terra! Estratégia: se infiltrar no território e conhecer a rotina dos inimigos. Ao entrar na Terra, aqueles dois homens fazem uma espécie de parceria com Raabe, uma prostituta! Estratégia: fazer aliança com um deles, para passar despercebidos diante dos outros! 

Fantástico querido irmão! Foi tudo muito bem planejado! Depois disso, como um ato profético, sucedem as voltas às muralhas de Jericó por sete dias, até que finalmente as muralhas caíram. Josué primeiro planejou-se para que dias depois conquistasse a promessa. 

Qual é a promessa de Deus para você? Comprar um carro novo, uma casa própria? Planeje-se! Faça cortes no orçamento! Economize! Abra uma poupança e guarde uma parte do seu salário! Prepare-se para CONQUISTAR TODAS AS PROMESSAS DO SENHOR PARA VOCÊ! 

Que Deus te abençoe e uma ótima semana.

Fique por dentro