sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vencendo a auto imagem negativa

Amados irmãos, 
Que a Paz esteja convosco!


Para esta ministração de hoje eu quero meditar com a Igreja em um texto que já é conhecido, pois foi a minha última Palavra Pastoral antes da segunda edição do Projeto de Vida 2015. Como a Palavra do Senhor se renova a cada manhã, Deus tem uma nova revelação para o nosso coração no texto de Números 13.33:"Também vimos ali gigantes, filhos de Enoque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos"

A auto imagem negativa trata-se nada mais, nada menos, do que um complexo de inferioridade. Como refletimos na ministração A Síndrome dos Gafanhotos, Moisés recrutou príncipes e nobres dentro o povo para que estes fossem espiar Canaã e exceto Josué e Calebe, todos os outros retornaram desanimados, se sentindo como gafanhotos ante os povos que habitavam aquela terra. Veja bem, meu amado, nobres, príncipes, que tinham uma visão negativa de si mesmos... Príncipes que se consideravam como gafanhotos. 

A auto imagem negativa é um sentimento de incapacidade, de falta de auto estima e este sentimento fica enraizado profundamente em nosso ser, de tal forma que se não vigiarmos neste sentido, ficamos prisioneiros dele. Satanás, usa como uma de suas mais poderosas e eficazes armas, o ataque psicológico: o medo, a dúvida, a ansiedade, a depressão, a raiva, etc. Na maioria das vezes, ouvimos e acreditamos nas mentiras que o diabo conta ao nosso respeito: que não somos nada, que não chegaremos a lugar nenhum, que estamos derrotados, etc. 

A auto imagem negativa traz sobre a vida do cristão, graves consequências e eu afirmo com conhecimento de causa, pois vivi esta fase, em que após o fim de um relacionamento doentio e mortal, eu me senti um lixo, me senti destruído, me senti um nada! Veja alguns efeitos deste sentimento em nossa vida:

1. Paralisa o nosso potencial (Permaneci durante muitos anos sem me relacionar com ninguém por conta deste sentimento, que teve ser quebrado e arrancado). 
2. Destrói os nossos sonhos.
3. Destrói o nosso relacionamento com Deus.
4. Traz prejuízos ao nosso serviço ministerial. 

Talvez você viveu muitos anos prisioneiros deste sentimento... Talvez você ainda está vivendo! Talvez você tem acredito no diabo, quando ele diz: Deus não pode mais restaurar a sua vida! Deus Não pode mais restaurar a sua família! Deus não irá mais restaurar o seu ministério. E quanto tudo isso vem e toma a nossa mente, nos paralisa, nos sufoca! E qual é a melhor forma de vencer a auto imagem negativa? Paulo diz que "nada podemos contra a verdade senão pela verdade" 2 Coríntios 13.8.

A melhor forma de combater as mentiras de Satanás, que destroem a nossa auto imagem, é com a verdade, que liberta, que cura, que edifica, que constrói. Eu aprendi, em meu relacionamento pessoal com Deus, que a primeira forma de vencer esta maldição chamada inferioridade, é deixar de lado aquilo que o diabo diz ao meu respeito e encher a minha mente com aquilo que Deus diz ao meu respeito. Veja só o que está escrito em Provérbios 23.7: "Por que como imagina a tua alma, assim é". Quando compreendemos a verdade daquilo que Deus pensa a nosso respeito e acreditamos nesta verdade, automaticamente ela é trazida à existência em nossa vida. 

E qual é esta verdade que Deus pensa ao meu e ao seu respeito? João 1.12 diz "Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem em seu nome". Você recebeu a Cristo? Você é filho de Deus, e pelo o que diz em Romanos 8.37, você passa a ser co-herdeiro de Cristo! Você compreende a profundidade desta Palavra? Você não é mais uma criatura, você não é mais qualquer pessoa, você é FILHO de Deus! Um filho tem acesso ao Pai na hora em que desejar! Um filho tem poder e autoridade (Você é um príncipe/princesa)! Um filho tem proteção e abrigo! Um filho tem uma herança e uma herança incorruptível.

Quando o sentimento de inferioridade ocupar a sua mente, lembre-se do que Pedro diz em sua primeira carta: "Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Maravilhosa Luz". 1 Pedro 2.9Lembre-se, você não é uma pessoa comum! Você é um cidadão dos céus!

Que Deus te abençoe,
Abraços fraternais

Uma decisão que mudança de vidas!

Antes que os espiões fossem dormir, Raabe subiu ao terraço e disse a eles:  — Eu sei que o Senhor deu esta terra a vocês, os...