sexta-feira, 15 de maio de 2015

Vencendo a depressão

A depressão é considerada pelos cientistas como a “doença do século XXI”. Trata-se de um abatimento terrível, um enfraquecimento, um desânimo. É uma enfermidade emocional que tem atingido milhares de pessoas, de diversas classes sociais, idades e raças. A ciência enumera inúmeras patologias e muitas vezes controversas: fatores psicossociais, biológicos e físicos.



Eu também já tive de lidar com a depressão! Com este desgaste fora do comum. Mas o que o Senhor nos ensinará neste dia, é que apesar de a depressão ser uma doença decorrente da submissão ao estresse que afeta a vida moderna, podemos, assim como qualquer enfermidade, encontrar um prognóstico espiritual! Ou seja, quero dizer que Deus é poderoso para curar qualquer enfermidade. Você não precisa ser escravo da depressão! Vamos ver o que a Palavra de Deus diz sobre isso:

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11.28.

A Igreja do Senhor tem um papel importante na Sociedade, no desenvolvimento de um trabalho de libertação para com aqueles irmãos e irmãs que sofrem e padecem desse problema. Aqueles que passam por essa experiência (depressão) podem enfrentar sentimentos de grande tristeza; alteração no sono e apetite; falta de esperança; e em casos mais graves, o desejo suicida. São muitos os motivos que podem levar a uma depressão: um problema do passado; perda de um emprego; o fim de um relacionamento (como no meu caso); a decepção com pessoas de confiança; envolvimentos pecaminosos; abusos físicos ou sexuais; e, dívidas financeiras.

Alguns homens da Bíblia (como, Elias, por exemplo! Aprendemos na mensagem passada) sofreram de “depressão” devido a momentos difíceis em suas vidas, sentiram medo e desespero, mas Eles clamaram ao Senhor e Deus os livrou e os curou.

Agora eu gostaria que você pegasse a sua Bíblia, pois você terá de ler alguns versículos... Vamos aprender algumas atitudes que são necessárias para vencermos a depressão, pois Deus sempre tem um plano de libertação:

1. Reconhecer o problema e que precisa de cura (Ver Salmo 103.3)
2. Ter fé e plena certeza de que seremos curados (Ver Hebreus 11.1)
3. Renovar nossa mente com a Palavra de Deus (Ver Efésios 4.23)
4. Romper com o passado (Ver Filipenses 3.13)
5. Perdoar as ofensas (Ver Colossenses 3.13)
6. Ansiar por Ele (Ver Salmo 42.1-2)
7. Louvar a Deus (Ver Salmo 35.18)
8. Clamar por Ele (Ver Salmo 3.4)
9. Reconhecer que Ele irá cuidar de você (Ver Salmo 17.8)

A palavra de Deus é poderosa e infalível.  Ela pode libertar, restaurar e curar. Aprendi que devemos lê-la (se possível) em voz alta para que as promessas do Senhor possam ser fixadas em nossa mente e coração.

Meus irmãos, se está lendo este estudo, Deus tem uma palavra hoje para sua preciosa vida. Ele começou a libertá-lo! Leia também os Salmos da Bíblia 23, 37, 91 e 119, mas os leia (se possível) em voz alta, existem outros lindos Salmos, mas anote esses, e faça um voto de leitura diária.

O Senhor começa a fazer o impossível hoje na sua vida! Se você conhece outras pessoas que estão nesta situação, #compartilhe esta mensagem! Fará muito bem a esta pessoa e Deus irã abençoá-lo muito por isso.

Que Deus o abençoe

Não desista

Elisama Figueiredo