domingo, 2 de novembro de 2014

Reconheça o domínio do Senhor

Meus irmãos e amigos,
Que a paz esteja convosco!

Nas últimas semanas, temos meditado nas histórias contidas no Livro do Profeta Daniel. O Senhor tem trazido ministrações tremendas, com ensinamentos para praticarmos e sermos abençoados em nossas vidas. Hoje iniciamos um novo ciclo! O mês de Novembro... Finalzinho do ano de 2014! Você pode estar pensando consigo mesmo nos projetos e nos objetivos que você quer alcançar no próximo ano... Mas eu tenho uma boa notícia para você: Deus pode te abençoar agora! ainda este mês... 2014 ainda não terminou!
     
O Senhor tem uma Palavra para os nossos corações em Daniel 4.34-35 que diz assim: "Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei meus olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração. Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com o exércitos dos céu e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão".
     
Meus irmãos, Nabucodonosor era um sujeito muito rico, muito próspero! Era rei de um vasto e grandioso império. Era famoso e temido por todos os seus inimigos. Um homem que havia testemunhado o poder e a grandeza do Deus de Israel; mas que o faltava vida desse rei era reconhecer o domínio do Senhor sobre o seu reino e principalmente sobre a sua vida. Nabucodonosor era um homem vaidoso e arrogante, que mesmo tesmunhando o grande poder de Deus, mandou construir uma estátua no ouro (capítulo 3, de Daniel) com a sua face para que fosse adorado por todos os súditos e oficiais do seu reino. 
    
Certo dia, Nabucodonosor sonhou como uma grande árvore, vistosa, com belas folhas, cheia de frutos e que dela se alimentavam os animais e as aves de todos os cantos. No sonho, o rei viu um anjo do Senhor cortar essa árvore até o toco. Daniel, o homem de Deus, trouxe a Nabucodonosor a interpretação do Sonho: O rei deveria reconhecer o domínio do Senhor sobre a sua vida e sobre o seu reino, do contrário sua consciencia seria tirada, ele perderia o reino e viveria como animal comendo a grama do campo. 
    
Nabucodonosor era tão orgulhoso que não reconheceu! Isso é sério meus irmãos... Quantas vezes permitimos que o orgulho e a vaidade entrem em nosso coração? Nos sentimos poderosos, autossuficientes, independentes! Achamos que conquistamos as coisas pelo nosso mérito, pelo nosso esforço, pelo nosso trabalho e não reconhecemos o domínio do Senhor em nossas vidas! Agimos sem pensar, falamos demais e agimos sem ouvir o Senhor. Isso é um grande perigo para nossa vida espiritual! Um dia, iremos para a sepultura, aonde toda a vaidade se acaba e nosso espírito terá que prestar contas ao Senhor!
    
No mesmo momento, a Palavra se cumpriu e Nabuconosor passou a se rastejar como animal, a comer as ervas do campo, a peregrinar sujo, peludo, com as unhas grandes e sem consciência. E eu quero fazer um parêntesis aqui, pois cada vez que nos distanciamos do Senhor e bloqueamos a ação do Espírito Santo em nós, ficamos à mercê do príncipe deste mundo... passamos a viver sem paz, sem alegria, perturbados, agimos irracionalmente... sentimos um vazio dentro de nós! Já aconteceu isso com você? Mas Graças a Deus, o Senhor é longânimo e misericordioso! A árvore foi cortada, mas não arrancada a raiz... foi preservada o toco! Ainda havia uma esperança para Nabucodonosor: Reconhecer o domínio do Senhor! 
     
Quando o rei reconheceu, no versículo tema desta Palavra, o domínio e o poder do Senhor, imediatamente a sua consciência retornou, a sua glória, o seu poder e o seu reino foram restaurados! A partir deste momento, Nabucodonosor passou a crer, a louvar e a exaltar o nome do Senhor, reconhecendo que Deus é justo e que Deus tem o domínio do seu reino e de toda a humanidade.
    
Meus amados, o Senhor estabelece reis e também os faz cair! Eu oro a Deus neste momento para que esta Palavra entre no seu coração e eu apelo a você, que se você ainda não fez isso, entregue-se agora definitivamente ao Senhor! Deixe o Espírito Santo te envolver e te controlar! Reconheça o domínio e a soberania do Senhor em sua vida. 
       
Essa é a Palavra do Senhor para você neste domingo!
      
Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que o Senhor abençoe o seu mês de Novembro! Que o Senhor abençoe o seu ano de 2014!
        
Abraços fraternais,

Não desista

Elisama Figueiredo